Furaçao

Páginas: 9 (2119 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2012
PROCESSO DE FURAÇÃO

Essa operação de usinagem tem por objetivo abrir furos cilíndricos em peças. Ela é, muitas vezes, uma operação intermediária de preparação de outras operações como alargar furos com acabamentos rigorosos, abrir roscas, serrar contornos, entre outras.
[pic][pic]
A ferramenta que faz o trabalho de furação chama-se broca. Na execução do furo, a broca recebe um movimento derotação, responsável pelo corte, e um movimento de avanço, responsável pela penetração da ferramenta. O furo obtido tem baixo grau de exatidão e seu diâmetro em geral varia de 1 a 50mm.

BROCAS

Na maioria das operações de furar na indústria mecânica são empregadas brocas helicoidais. A broca helicoidal é uma ferramenta de corte de forma cilíndrica, fabricada com aço rápido, aço-carbono, oucom aço-carbono com ponta de metal duro. A broca de aço rápido pode também ser revestida com nitreto de titânio, o que aumenta a vida útil da ferramenta porque diminui o esforço do corte, o calor gerado e o desgaste da ferramenta. Isso melhora a qualidade de acabamento do furo e aumenta a produtividade, uma vez que permite o trabalho com velocidades de corte maiores.
Para fins de fixação eafiação, ela é dividida em três partes: haste, corpo e ponta.
[pic]


Haste: A haste é a parte que fica presa à máquina. Ela pode ser cilíndrica ou cônica, dependendo de seu diâmetro e modo de fixação.
Corpo: O corpo é a parte que serve de guia e corresponde ao comprimento útil da ferramenta. Tem geralmente dois canais em forma de hélice espiralada.
Ponta: A ponta é a extremidade cortante querecebe a afiação. Forma um ângulo de ponta que varia de acordo com o material a ser furado.
A broca corta com as suas duas arestas cortantes como um sistema e duas ferramentas. Isso permite formar dois cavacos simétricos.
A broca é caracterizada pelas dimensões, pelo material com o qual é fabricada e pelos seguintes ângulos:
a) Ângulo de hélice (indicado pela letra grega γ, lê-se gama) –auxilia no desprendimento do cavaco e no controle do acabamento e da profundidade do furo. Deve ser determinado de acordo com o material a ser furado: para material mais duro > ângulo mais fechado; para material mais macio > ângulo mais aberto. É formado pelo eixo da broca e a linha de inclinação da hélice.
b) Ângulo de incidência ou folga (representado pela letra grega a, lê-se alfa) – tem afunção de reduzir o atrito entre a broca e a peça. Isso facilita a penetração da broca no material. Sua medida varia entre 6 e 15º. Ele também deve ser determinado de acordo com o material a ser furado: quanto mais duro é o material, menor é o ângulo de incidência.
c) Ângulo de ponta (representado pela letra grega s, lê-se sigma) – corresponde ao ângulo formado pelas arestas cortantes da broca.Também é determinado pela dureza do material a ser furado.
d) É muito importante que as arestas cortantes tenham o mesmo comprimento e formem ângulos iguais em relação ao eixo da broca (A = A').
[pic]
[pic]
TIPOS DE BROCAS
Da mesma forma como os ângulos da broca estão relacionados ao tipo de material a ser furado, os tipos de broca são também escolhidos segundo esse critério. O quadro aseguir mostra a relação entre esses ângulos, o tipo de broca e o material.
[pic]

BROCAS ESPECIAIS
Além da broca helicoidal existem outros tipos de brocas para usinagens especiais. Elas são, por exemplo:
1. Broca de centrar – é usada para abrir um furo inicial que servirá como guia no local do furo que será feito pela broca helicoidal. Além de furar, esta broca produz simultaneamentechanfros. Ela permite a execução de furos de centro nas peças que vão ser torneadas, fresadas ou retificadas. Esses furos permitem que a peça seja fixada por dispositivos especiais (entre pontas) e tenha movimento giratório.
[pic]
2. Broca escalonada ou múltipla – serve para executar furos e rebaixos em uma única operação. É empregada em grande produção industrial.
[pic]
3. Broca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • furação
  • furação
  • furaçao
  • furacão
  • Furação
  • Furacão
  • Furacão
  • Furação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!