Furação

Páginas: 9 (2066 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
1. Objetivo
Aprender o funcionamento da furadeira e os processos de furação, alargamento, escareamento e rosqueamento através da confecção de uma peça conforme desenho fornecido – figura 4.
Conhecer as ferramentas utilizadas nesta prática, assim como a seqüência de operações destacando o processo de confecção da rosca.

2. Introdução
Furadeiras e Brocas
Furadeiras

Figura 1:Furadeira Industrial
As furadeiras elétricas foram inventadas durante a Segunda Revolução Industrial, que aconteceu na segunda metade do século XIX e representou um aprimoramento técnico e científico da Primeira Revolução.
Furadeira é uma máquina operatriz que tem como principal função a execução de furos em diversos tipos de materiais. Outras operações, tais como alargamento e rebaixamento, tambémpodem ser realizadas.
As furadeiras são formadas basicamente por um motor que aplica uma alta velocidade de rotação a uma broca que por sua vez é responsável pela remoção do material. Em outras palavras, ocorre uma transformação de energia elétrica em energia rotacional.
Antes de escolher a furadeira ideal para o trabalho a ser realizado devem ser avaliados os seguintes aspectos:
* Formada peça;
* Dimensões da peça;
* Número de furos a serem realizados;
* Quantidade de peças a serem furadas;
* Diversidade no diâmetro dos furos de uma mesma peça;
* Grau de precisão requerido.
Após a avaliação dos aspectos acima mencionados é necessário escolher o tipo de furadeira ideal para o trabalho a ser realizado. Para diferentes condições de perfuração, foram criadosdiferentes tipos bem como modelos de furadeiras, conforme abaixo descrito.

Classificação de furadeiras

* Furadeiras Portáteis
Comumente conhecida como “furadeira caseira”. É geralmente utilizada em residências bem como em peças já montadas onde a posição do local a ser perfurado impede a utilização de furadeiras mais precisas.
A força de avanço vem do operador que força a furadeira contrao material, enquanto a rotação vem de um motor da própria furadeira.
 
* Furadeiras de Coluna
As furadeiras de coluna se caracterizam por apresentarem uma coluna de união entre a base e o cabeçote. Esse arranjo possibilita a furação de elementos com as formas mais diversificadas, singularmente e em série.
 
* Furadeiras de Árvores Múltiplas
Úteis para trabalhos em peças que têm quepassar por uma série de operações, como furar, contrapuncionar, mandrilar, alargar furos e rebaixar cônica e cilindricamente.
 
* Furadeiras Radiais
Possui um sistema de cabeçote móvel radialmente em 360 graus horizontais, um suporte de brocas com inclinação variável em 360 graus verticais, além de uma mesa de coordenadas em três eixos (x,y,z) com inclinações em 180 graus.
Com isso, elimina anecessidade de reposicionamento da peça diminuindo o tempo de produção. Recomendada para peças de grandes dimensões, a serem furadas em pontos afastados da periferia.
 
* Furadeiras Múltiplas de Cabeçote Único
Originaram-se da aplicação de cabeçotes de vários mandris a furadeiras de coluna. São mais úteis em peças a serem produzidas em série com necessidade de furação de muitos pontos em umou vários planos.
 
* Furadeiras Múltiplas de Múltiplos Cabeçotes
Nessas furadeiras mais de um cabeçote atacam a peça a ser perfurada, eliminando a necessidade de reposicionar e virar a peça a cada vez que o plano de perfuração for alterado. São utilizadas para economizar tempo, uma vez que o tempo total de perfuração fica condicionado ao furo mais profundo.
 
* Furadeiras de ComandoNumérico
Operam de acordo com um programa, possibilitando maior precisão e velocidade.
 
* Furadeiras Industrial (de Bancada)
São máquinas de grande porte e com muitos recursos, em geral possuem mesas de fixação de peças que se inclinam em diversos angulos, além de serem mesas coordenadas. Em geral estas máquinas trabalham em três eixos, podendo fazer furos em quaisquer ângulos e posições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • furação
  • furação
  • Furaçao
  • furaçao
  • furacão
  • Furação
  • Furacão
  • Furacão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!