Funções Inorgâncas

389 palavras 2 páginas
Escola Djalma Pessoa
Alunos: Isabela Reis, Laís Pinto, Mariana Macedo, Vinicius Castro.
Professora: Ivania
Serie/Turma: 2°E Matutino

QUESTIONÁRIO DE QUÍMICA

FUNÇÕES INORGÂNICAS

SALVADOR
06/03/2013
Questionário
1-) De acordo com a experiência, quando é assoprado ar na solução de água destilada o liquido azul de bromotimol, ocorre uma mudança de coloração. Explique e escreva qual relação ocorre para promover esta mudança de coloração na solução.
De acordo com o experimento, quando é assoprado ar na solução de água destilada com o indicador azul de bromotimol, ocorre uma mudança de coloração na solução. Ao soprar com uma pipeta a água com o azul de bromotimol observou-se uma mudança de coloração do azul para o amarelo. Isso acontece, pois ao assoprar acrescenta-se o CO2 à água ocorre o seguinte equilíbrio: CO2(g) + H2O(l) CO2(aq).
2-) Na queima de magnésio ocorreu um processo de combustão, onde temos o comburente (oxigênio), combustível (magnésio) e calor (chama na lamparina). Escreva a equação desta reação.
A reação de queima é uma reação de oxidação, que pode ocorrer naturalmente na presença do ar, e mais energicamente quando é fornecida energia ao sistema na forma de calor.
A reação é: 2Mg + O2 -> 2MgO
Toda reação de queima envolve o oxigênio.
3-) Com base na observação do experimento e no conhecimento sobre indicadores acido/base, explique as mudanças de coloração nos experimentos.
Na etapa 1 do experimento, a substancia formada pela água da torneira e o azul de bromotimol, com a adição de CO2, o líquido tomou uma coloração amarelada, sendo assim, um ácido. Já na etapa seguinte, onde foi colocado a substância resultante (ácido), numa manta aquecedora, a mudança de temperatura fez com que o líquido ficasse com a cor azul se tornando uma base.
Na etapa 2, as cinzas da fita de magnésio, com a adição da água destilada e o azul de bromotimol, fez com que o líquido do tubo se tornasse uma substância de coloração

Relacionados

  • Analise instrumental
    15036 palavras | 61 páginas
  • Analise instrumental
    15132 palavras | 61 páginas