FUNÇÃO DA LINGUAGEM -NARRADORES DE JAVÉ

311 palavras 2 páginas
É perceptivo o uso da função da linguagem referencial no trecho do filme onde o personagem conta um fato ocorrido em javé:” aconteceu no valer de javé, o povoado onde eu nasci e cresci, foi quando caiu em cima de nós a pior desgraça que o povo pode viver pra ver.... Vão construir a barragem javé está no caminho das aguas, logo isso aqui tudo vira represa... “eu” perguntei para os homens se não tinha nada no mundo que “eu” poderia fazer, os homens disseram que só não inunda quando a cidade tem uma coisa importante história grande quando é coisa de tombamento aí vira patrimônio aí eles não mechem nela” .
No trecho” daqui da curva da terra até o Corguinho onde todo mundo se banha dali até encontrar as terras do João fubuia tudo que estiver dentro desse trecho são terras minhas...fulano de tal”. É possível perceber o uso da função expressiva ou emotiva.

Podemos perceber no trecho a seguir o uso da função fática: ” Os dias pareciam não ter fim e aquela gente guerreira de tanta fome quase não mais respiravam ai passa por eles aquela boiada imensa gorda, um diluvio bovino...ê boi, ê boi... aquele mundo, aquele mar de boi capaz de fazer verter lagrimas só de ver aquelas coxas, as costelas, as alcatras chiando na brasa, pingando gordura no fogo... mais tinha muita gente armada guardando aquele boi vivo... então indalécio pensou numa grande estratégia de guerra, ele raciocinou-se todo e esperou anoitecer e quando os bois estavam mais quietos mais calmos e os vaqueiros mais espreguiçados ai no meio daquele brio ele chamou dois homens do seu bando, os mais valentes, mais ele não chamou pelo nome, ele usou a onomatopeias... a língua dos bichos”

Relacionados