Funçoes administratitas

347 palavras 2 páginas
PATRIMÔNIO Conjunto de bens de uma pessoa ou empresa que se compõe de direitos, que é tudo o que uma entidade tem a receber de terceiros e obrigações, onde estão todas as dívidas dessa entidade. Para analisarmos a situação de uma empresa ou pessoa não devemos nos basear apenas em sua quantidade de bens e direitos. É preciso lembrar-se de que existem também as obrigações. Por exemplo: uma empresa pode ter muitos bens, que, aparentemente, fazem dela bem sucedida, porém pode possuir também muitas dívidas. É através do conjunto de bens, direitos e obrigações que descrevemos o sucesso ou não de uma entidade.
BENS
São riquezas que possuem valor econômico e que podem ser negociadas. Os bens podem ser materiais, ou seja, tangíveis e imateriais, ou intangíveis.
- Bens tangíveis: são todos os bens físicos, que se pode apalpar, por exemplo, móveis, veículos, estoques, produtos, imóveis, etc.
-Bens intangíveis: são todos os bens que não existem fisicamente, mas que trazem recursos, por exemplo, carteira de clientes, marcas da empresa, ponto comercial, etc.
Além de tangíveis e intangíveis, os bens podem ser classificados também como móveis e imóveis.
-Bens móveis: são os que podem ser movidos de lugar por uma pessoa ou sozinhos. Exemplo: animais, máquinas, veículos, etc.
-Bens imóveis: são os que não podem ser transferidos de lugar. Exemplo: prédios, árvores, construções, terrenos, etc.
DIREITOS
São todos os valores a receber; créditos contra uma pessoa ou empresa. Exemplo: duplicatas a receber, títulos a receber, empréstimos a empregados, etc.
OBRIGAÇÕES
São as dívidas, tudo o que uma empresa tem a pagar. Exemplo: compra de mercadorias a prazo, empréstimos bancários, salários a pagar, impostos a pagar, etc. É deduzida através da soma dos bens e direitos para se obter o patrimônio líquido.
O QUE É PATRIMÔNIO LÍQUIDO?
Patrimônio Líquido é o capital que os sócios investiram em um negócio mais os resultados desse negócio que não foram distribuídos aos

Relacionados