Fungos predadores

Páginas: 7 (1558 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
FISIOLOGIA ÁLGICA



INTRODUÇÃO

A sensação de dor possui uma função extremamente importante na proteção do corpo, notificando praticamente todos os tipos de processos lesivos e produz as reações musculares apropriadas à remoção do corpo do contato com o estímulo lesivo.

Diversos tipos de estímulos lesivos podem causar dor, como por exemplo o trauma aos tecidos,a isquemia(falta defluxo sanguíneo) para os tecidos, o calor intenso aplicado, o frio intenso(especialmente o congelamento) e a irritação química.

Acredita-se que enquanto os tecidos estão sendo lesionados, este libera alguma substância das células que estimularão as terminações nervosas da dor.

Frequentemente dizemos que a dor poderá ser percebida com mais intensidade que outras. Porém estudos experimentaisao qual intensidades graduadas de lesão tecidual foram produzidas em grande número de pessoas, mostraram que todas elas perceberam a dor quase que precisamente no mesmo grau de lesão tecidual.

Por outro lado, a reatividade à dor não será igual em seres da mesma espécie mesmo sendo em grau equivalente, devido alguns reagirem violentamente a dores de pequena intensidade enquanto outros podemaguentar grandes intensidades de dor antes de expressarem qualquer reação.





NOCICEPÇÃO

O componente fisiológico da dor é chamado nocicepção, que consiste dos processos de transdução, transmissão e modulação de sinais neurais gerados em resposta a um estímulo nocivo externo. De forma simplificada, pode ser considerado como uma cadeia de três-neurônios, com o neurônio de primeira ordemoriginado na periferia e projetando-se para a medula espinhal, o neurônio de segunda ordem ascende pela medula espinhal e o neurônio de terceira ordem projeta-se para o córtex cerebral (Os dois sistemas de modulação nociceptiva mais importantes são mediados por receptores NMDA (N-Metil-D-Aspartato) e opióides, distribuídos por toda extensão do sistema nervoso central. Entre os três principaissubtipos de receptores opióides.
O primeiro processo da nocicepção é a decodificação de sensações mecânica, térmica e química em impulsos elétricos por terminais nervosos especializados denominados nociceptores. Os nociceptores são terminações nervosas livres dos neurônios de primeira ordem, cuja função é preservar a homeostasia tecidual, assinalando uma injúria potencial ou real.


CLASSIFICAÇÃODA DOR

A nomenclatura para a definição e a classificação da dor segue a determinação da International Asoociation for Studies of Pain (IASP), sendo classificada como aguda ou crônica e subdenomidas como dor somática, dor visceral, dor referida

Dor aguda
A dor aguda tipicamente surge do trauma de tecidos moles ou inflamação e está relacionada a um processo adaptativo biológico parafacilitar o reparo tecidual e cicatricial. A hipersensibilidade na área da injúria (hiperalgesia primária), bem como nos tecidos adjacentes (hiperalgesia secundária) contribuem para que o processo cicatricial ocorra sem interferências. Esse tipo é comum em animais limitando-se a 24 a 72 horas, sendo mais fácil de tratar e costuma ter boa resposta ao efeito analgésico. A dor aguda pode ser subdividida emsomática e visceral .

Dor crônica
A dor crônica persiste além do período esperado de uma doença ou injúria e tem sido arbitrariamente definida como aquela com duração maior que três a seis meses. Pode manifestar-se espontaneamente ou ser provocada por vários estímulos externos. A resposta é tipicamente exagerada em duração, amplitude, ou ambas. A dor crônica além de simplesmente manifestar-sepor um longo período de tempo, implica numa síndrome debilitante que possui um significante impacto sobre a qualidade de vida do paciente e caracteriza-se por uma resposta pobre às terapias analgésicas convencionais. O sistema nociceptivo é capaz de sofrer alterações nos mecanismos de percepção e condução dos impulsos, denominados neuroplasticidade. A neuroplasticidade pode aumentar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • predador !!!!
  • Predadores
  • predador
  • predador
  • Peixes predadores
  • fungo
  • fungos
  • Fungos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!