Fungos endofiticos (breve explicação)

1069 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP

Priscila Souza

FUNGOS ENDOFÍTICOS

CAMPINAS
2014

Priscila Souza

FUNGOS ENDOFÍTICOS

CAMPINAS
2014

Sumário

1 INTRODUÇÃO
Desempenhando um papel fundamental para a indústria farmacêutica, alimentícia e agrícola, o micro-organismo vem sendo comumente estudados, exemplo disso é as bactérias para a área agrícola, envolvendo fixação de nitrogênio por meio de fertilizantes orgânicos, diminuindo o gasto energético da planta, e trabalhando em conjunto para a melhoria de absorção de nutrientes e bloqueio a patógenos.
Atualmente Pesquisas mostram o enorme potencial dos fungos, que podem ser utilizadas tanto na agricultura quanto na medicina, pelo sua capacidade de produzir diversas substancias, auxiliando assim no desenvolvimento e novas descobertas.

2 FUNGOS ENDOFITICOS
Originalmente descrito por De Bary em 1886, o termo endófito, refere se a micro-organismo que vive em tecidos de plantas, diferenciando-se dos epifíticos que vivem na superfície.
Na literatura se encontra diversas definições de endófito, porem a aceita e utilizada é que endófitos são micro-organismos que colonizam os tecidos internos de plantas sem causar prejuízo ao hospedeiro, ou seja, vivem em simbiose, segundo a definição de Bacon e Writte.
Por ocorrer simbiose nos tecidos vegetais, são considerados um grupo diversificado de ascomicetos, Sendo presente em todo território terrestre, porém, pouco estudado no Brasil, na década de 70 e 80 na região amazônica brasileira, colombiana e venezuelana, através de trabalhos de campos foram descritos diversos táxons.

2.1 RELAÇÃO HOSPEDEIRO – ENDOFITO
A infecção por endófitos pode ocorrer de três maneiras: por lesão horizontal, através de crescimento de raízes e ate mesmo praticas agrícolas;
Verticalmente pelas sementes do hospedeiro, no qual ele pode se manter pela vida toda em interação mutualista, na forma

Relacionados

  • Desafio profissional
    129221 palavras | 517 páginas
  • Manual de fitopatologia
    138431 palavras | 554 páginas
  • a filosofia contemporanea
    48166 palavras | 193 páginas