Fundo de comercio

Páginas: 19 (4687 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
Q u a n t o V a l e a S u a E m p r e s a ?
Se for uma padaria, é fácil. Não é? Aí, complicou.
Eis algumas dicas para entender melhor o assunto.
Por Maria Tereza Gomes.
Sabe a padaria da esquina de sua casa? Pois bem, para calcular seu valor, multiplique seu faturamento mensal por um número entre cinco e sete. Pronto, esse é o preço do negócio. Depois, como manda a tradição, oantigo e o novo dono convivem no caixa durante trinta dias. É a forma de confirmar as informações sobre o faturamento. Simples, não? Sim, mas quando o negócio se afasta do mundo do leite e dos pãezinhos, os cálculos tornam-se muito mais complexos.Tão complexos que provavelmente você não saberia responder à pergunta: quanto vale a empresa na qual você trabalha?
Você não vai padecer na solidão.Segundo uma pesquisa da Simonsen Associados, uma consultoria de São Paulo, quase 60% dos executivos brasileiros também não conseguem respondê-la. Às vezes, até os donos têm dificuldades. Adelino Colombo, dono da Lojas Colombo, uma das maiores redes de eletrodomésticos do país, não sabe. Salim Mattar, da Localiza, também não. Roni Argalji, vice-presidente da Du Loren, idem. Certo, pouca genteconhece o valor. Então, vamos a outra questão. Como calculá-lo?
Isso depende de diversas variáveis. Primeira, o que ela tem que interessa ao possível comprador, por exemplo, uma multinacional disposta a desembarcar no Brasil? Opa, esqueça os prédios, os terrenos, os escritórios. Os candidatos não procuram um negócio imobiliário. O importante é a sua marca, a rede de distribuição, a carteira declientes, a modernidade do processo de produção, as pessoas. Agora, a pergunta definitiva: a empresa gera caixa? Se a resposta for positiva, parabéns. Você vai conseguir um bom dinheiro por ela. Caso contrário, é lamentável dizer, mas ela vale menos do que você pensa. Esse mix de variáveis foi condensado numa metodologia, batizada com o pomposo nome de fluxo de caixa descontado. Importado dosEstados Unidos, o discounted cash flow, DCF, analisa o futuro da empresa, num horizonte mínimo de cinco anos. Nessa cesta, entram as suas perspectivas de mercado, a evolução de seus custos e preços, a movimentação dos concorrentes, entre outros itens. Depois, calcula-se seu fluxo de caixa lá na frente, ano após ano. Ou seja, o dinheiro que sobra depois de todas as contas pagas. Nele, o acionista podepôr a mão sem sangrar a empresa. Por fim, aplica-se uma taxa de desconto, para trazer para o presente os valores futuros. O resultado é o valor da empresa. Mesmo assim, a avaliação de uma companhia está longe de ser uma ciência exata. Dois fundos de pensão, o Previ e o Petros, pagaram, em outubro de 1995, 96 milhões de reais por 29,17% da Riocell, fabricante de celulose. O preço foi uma pechincha.Azar do grupo Iochpe-Maxion, o vendedor. O Banco Patente, responsável pela intermediação, avaliou a empresa com base em quatro diferentes metodologias. Chegou a quatro diferentes valores:
1) Cotação das ações da Riocell no mercado. Nas bolsas, 100% da Riocell valiam 462 milhões de dólares.
Nesse caso, 29,17% custariam quase 135 milhões de dólares.
2) Pelo "custo de reposição", oscompradores precisariam investir 468 milhões de dólares para montar uma empresa igualzinha à Riocell.
Ou seja, 29,17% do capital atingiriam 136 milhões de dólares.
3) Pelo valor patrimonial, em outubro, a Riocell custaria 420 milhões de dólares.
A fatia do Iochpe valeria 122 milhões de dólares.
4) O último dos métodos é conhecido como múltiplos de EBTDI, sigla em inglês para lucros antes dosimpostos, da depreciação do capital e das despesas financeiras.
Nesse caso, o valor seria de 574 milhões de dólares para a Riocell.
O pedaço do Iochpe valeria 167 milhões de dólares. A diferença entre o menor e o maior valor encontrado pelo Patente superou os 100 milhões de dólares. Por que, então, o Iochpe concordou em vender por 96 milhões o que valeria, pelo menos, 30% a mais? "Perdemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundo de comércio
  • O fundo de comércio em franchise,
  • CONTRATO VENDA FUNDO COMERCIO
  • Modelo Notificação Fundo de Comércio
  • FUNDO DE COMERCIO Goodwill Consideracoes 1
  • MENSURAÇÃO DO FUNDO DE COMÉRCIO PELO METODO HOLÍSTICO
  • FMI ( Fundo monetario internacional), OMC (Organizaçao mundial do comercio)
  • INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE VENDA E COMPRA DE PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA E FUNDO DE COMÉRCIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!