FUNDIÇÃO

Páginas: 10 (2294 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2014
FUNDIÇÃO
Estudo de caso – 2013.1

Análise dos processos de fundição que dispomos para fabricação das grades:


Moldagem em areia;

Na fundição em moldes de areia a qualidade do molde é fundamental. É um processo mais simples e também mais usado nas fábricas. Para fazer o molde a partir do modelo é usada uma mistura de areia com um aglomerante, e essa mistura é chamada de areia defundição. Etapas básicas do processo: é necessário um modelo do objeto a ser fundido; peças com cavidades internas necessitam da confecção de um macho; fabrica-se o molde, recipiente que contém em seu interior a cavidade com a forma da peça a ser fundida, dentro do qual será vazado o material líquido; toda estrutura fica contida numa caixa de moldagem; a provisão do metal é feita pela alimentação do metallíquido por meio de um sistema de alimentação existente no molde; terminada a solidificação, a peça fundida é removida do molde por um processo conhecido como desmoldagem, os machos são retirados por impacto e os alimentadores são cortados; a areia restante é removida e a peça fundida está pronta para a operação de usinagem superficial denominada rebarbação, seguida do acabamento da peça.Vantagens do processo: baixo custo; boa estabilidade dimensional; menor possibilidade do surgimento de trincas.
Desvantagens: maior erosão e menor estabilidade dimensional quando as peças são de maior tamanho; pior acabamento nas peças de maior peso.

Moldagem em casca:

Processo de aglomeração a quente shell molding ou moldagem em casca. No shell molding os modelos são feitos em metal pararesistir ao calor e ao desgaste. Eles são fixos em placas junto com os canais e os alimentadores do metal fundido. Essa placa onde ele é fixo é presa na máquina e é aquecida por bicos de gás até alcançar de 180° a 230°C, daí então a placa é colocada para girar em torno de um reservatório onde tem uma mistura de areia e resina para que o modelo fique coberto por essa mistura. O calor funde a resina e logose forma uma casca de 10 a 15 mm sobre o modelo. A cura da casca, ou seja, o endurecimento da sua resina fica completo quando a placa é colocada numa estufa em temperaturas de 300° a 400°C, em poucos minutos a casca está pronta para ser retirada.
Vantagens do processo: permite que os moldes e machos sejam estocados; apresenta bom acabamento superficial; alta estabilidade dimensional;tolerâncias estreitas; facilidade na liberação de gases na solidificação; o processo pode ser automatizado.
Apresenta como maior limitação alto custo.

Moldagem em gesso:

Moldagem por cera perdida:

A escolha do processo é determinada principalmente pelo tipo de produto final que você quer obter. Assim, se você quiser produzir um produto fundido com determinado peso máximo de 5 kg, formato complexo,melhor acabamento de superfície e tolerâncias mais estreitas em suas medidas, ou seja, um produto com características aliadas à qualidade do produto usinado será necessário usar o processo de fundição de precisão. Por esse processo, podem-se fundir ligas de alumínio, de níquel, de magnésio, de cobre, de cobre-berílio, de bronze-silício, latão ao silício, ligas resistentes ao calor, além do aço edo aço inoxidável para a produção de peças estruturais para a indústria aeronáutica, para motores de avião, equipamentos aeroespaciais, de processamento de dados, turbinas a gás, máquinas operatrizes, equipamentos médicos, odontológicos, ópticos etc. Na fundição de precisão tanto o modelo quanto o molde são destruídos após a produção da peça. Os modelos para a confecção dos moldes são produzidosem cera a partir de uma matriz metálica formada por uma cavidade com o formato e dimensões da peça desejada. A cera é um material que derrete com o calor. E é no estado líquido que ela é injetada dentro da matriz para formar os modelos. O molde é produzido a partir de uma pasta ou lama refratária. Essa lama endurece em contato com o ar e é nela que o modelo de cera ou plástico é mergulhado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundição
  • Fundicao
  • FUNDIÇÃO
  • FUNDIÇÃO
  • Fundiçao
  • Fundição
  • FUNDIÇAO
  • Fundição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!