Fundição

Páginas: 8 (1955 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
[pic]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA
Curso de Fabricação Mecânica
Disciplina: Tecnologia de Produção
Professor: Nelson Rampim Filho




































Bruno Alves da Cunha
Luiz Felipe de Almeida
Roberto William Vanuchi de Souza
Tiago Alves da Cunha
Mateus SantanaINTRODUÇÃO



Para o presente trabalho será abordado mais precisamente etapas de: Rebarbação; Tratamento térmico; Acabamento; Controle de qualidade; Recuperação e Expedição, existentes dentro do processo de fundição.
Previamente vamos fazer um resumo do processo de fabricação por fundição e vamos detalhar melhor as etapas mencionadas acima.DESENVOLVIMENTO:





Dentre os processos de fabricação, a fundição se destaca por permitir a produção de peças com grande variedade de formas e tamanhos (ex.: sinos, âncoras, tubulações, implantes ortopédicos, bloco de motor,miniaturas); peças de extrema responsabilidade como as que se destinam à industria aeronáutica e aeroespacial (palhetas de turbina, por exemplo. e peças banais (bueiros, bancos de jardim). A produção pode ser unitário (jóias,implantes e peças artísticas) ou seriada, voltada principalmente para as indústrias mecânica e automobilística.
É lógico que toda essa variedade é obtida não com um únicoprocesso e sim escolhendo rocesso e sim escolhendo-sedentre os processos disponíveis o que melhor se adapta às exigências do cliente e produz o lote encomendado com o mínimo custo dentro do prazo estipulado.




O metal líquido é vazado num molde, cuja cavidade corresponde ao negativo da peça que se deseja obter. Para se construir um molde em areia necessário primeiramente sefabricar o modelo (adaptação do desenho da peça) e os machos, caso não existam furos ou partes ocas. Numa primeira abordagem podemos dizer que o modelo é fabricado em madeira e o molde e o macho em areia. Dessa forma, a partir de um modelo podemos fabricar n moldes, cada molde dando origem a uma peça fundida. Paralelamente a fabricação do molde, o metal é convenientemente fundido. Após vazamento esolidificação, a peça é retirada do molde, com forma próxima à final precisando apenas passar pelas etapas de: Rebarbação; Tratamento térmico; Acabamento; Controle de qualidade; Recuperação e Expedição.




Rebarbação:


Após a retirada do molde de fundição a peça possui diversas rebarbas ocasionadas pelo vazamento através dos canais de respiro, alimentação e dreno, fluidezexcessiva, molde empenados, além da marca da emenda das caixas de macho que deixa às vezes alguma rebarba.
Quando ocorre este efeito, é necessária uma limpeza da peça através da retirada da rebarba, este processo consiste na retirada das sobras e rebarbas por esmeris, ou por lixadeiras. Estas máquinas possuem ferramentas ou materiais abrasivos cuja finalidade é limpar ou retirar as rebarbas.Acabamento:


Depois do processo de retirada das rebarbas, ainda existem imperfeições e areia nas saliências e reentrâncias das peças, normalmente se faz uma limpeza através de escovas de aço manuais ou rotativas, além da utilização de lixas, ou jateamento se for o caso.
Escovas de aço manuais ou rotativas retiram a oxidação que ataca omaterial em processos anteriores, lixas retiram a rebarba melhorando o acabamento.
Jateamento é uma operação de propulsionar um fluxo de material abrasivo contra uma superfície em alta pressão, normalmente tendo-se o ar como fluido, para remover superfícies contaminantes.



Controle de Qualidade:

A necessidade de aprimorarem-se constantemente os métodos de controle de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundição
  • Fundicao
  • FUNDIÇÃO
  • FUNDIÇÃO
  • FUNDIÇÃO
  • Fundiçao
  • Fundição
  • FUNDIÇAO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!