Fundação Owaldo Cruz sobre jalecos

858 palavras 4 páginas
Trabalho da Fundação Owaldo Cruz sobre jalecos esclarece muitas dúvidas.
A simples utilização dos jalecos, assim como de outros equipamentos de proteção individual, é uma das medidas mais eficazes na proteção à saúde e à integridade física do trabalhador e auxilia a prevenir contaminações, e seu uso incorreto pode comprometer este processo.
O uso correto dos EPI é um tema que vem evoluindo rapidamente e exige a educação contínua dos profissionais que atuam na área da saúde, através de treinamentos e do acesso a informações atualizadas.
Sub grupo de trabalho da Comissão Técnica de Biossegurança da FIOCRUZ
(Irineu Vieira da Silva Junior/Hamilton CoelhoJoel Majerowicz/Marilda de Souza Gonçalves/Sebastião Enes Couto/Telma Abdalla de Oliveira Cardoso)
As roupas de proteção, onde estão incluídos os jalecos, devem ser utilizadas em todas as atividades em que se manipulem agentes de risco e que possam comprometer a saúde e a integridade física do trabalhador. Dentro do processo de avaliação de risco, a partir da determinação do uso de uma vestimenta protetora, é necessário a escolha da vestimenta correta para que a mesma ofereça a proteção adequada ao tipo de atividade que está sendo desenvolvida. O objetivo principal do uso destes EPI é prevenir o contato de agentes contaminantes com a pele, eliminando ou minimizando, as possibilidades de acidentes, que ocasionem lesões, intoxicações ou mesmo de doenças profissionais e do trabalho.
Acreditamos que o desenvolvimento da percepção de risco aliado a um conjunto de informações e regras básicas de segurança são as ferramentas mais importantes para evitar a exposição e assegurar o sucesso das medidas individuais de proteção à saúde do trabalhador.
Estes EPI devem ser confeccionados em materiais que sejam compatíveis aos agentes de risco a que o trabalhador está exposto. Podem ser reutilizáveis ou descartáveis. Devem oferecer conforto na temperatura do ambiente laboral, devendo ser de tamanho adequado de acordo com o

Relacionados