Fundametos históricos metodoólicos do serviços social

2455 palavras 10 páginas
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL I

FÁBIO GONÇALVES DO AMARAL

Fundamentos Histórico, teóricos e Metodológico do serviço social

Janaúba/MG
2010

Fábio Gonçalves do amaral

Fundamentos Histórico, teóricos e Metodológico do serviço social

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Histórico, Teóricos e Metodológico do serviço social.

Prof.Rosane Belieiro Malvezzi

Janaúba/MG

2010

INTRODUÇÃO

Na antiguidade já se falavam em caridade e ajuda; no velho Egito, na Itália, na Índia, nos mais diferentes pontos do mundo antigo a assistência era tarefa reservada às confrarias; a mais antiga a Confraria do Deserto, com objetivo de facilitar a marcha das caravanas no deserto; os Judeus essas práticas em especial, a de visitas domiciliares, destinados às viúvas, órfãos, idosos e enfermos.

São Tomás de Aquino (1224-1274), foi o grande organizador da doutrina cristã, situando a caridade como um dos pilares da fé, imperativo de justiça social aos mais humildes.

A ajuda, nessa fase da humanidade, concretizava-se na esmola esporádica, na visita domiciliar, na concessão de gêneros alimentícios, roupas, calçados, enfim, bens materiais indispensáveis parra minorar o sofrimento das pessoas necessitadas.

Naquela época a assistência social era executada de forma não sistemática, sem qualquer teorização, sob justificativas religiosas e ideológicas, possuindo um caráter não profissional, pois quem a praticava eram voluntários que possuíam bens a aqueles que eram extremamente pobres.

O Assistente Social tem como objetivo de trabalho a questão social, que é produzida pela relação capital e trabalho no sistema

Relacionados