fundamentosMatematrica

1208 palavras 5 páginas
Faculdade Anhanguera Educacional
Pedagogia – 5ª e 6ª séries
Fundamentos e Metodologia de Matemática

Fundamentos e Metodologia de Matemática

Anápolis
2015

Faculdade Anhanguera Educacional
Pedagogia – 5ª e 6ª séries
Fundamentos e Metodologia de Matemática

Luciana Brito da Silva – 9977020050

Gaston Bachelard, Substancialismo e Realismo

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de
Fundamentos e Metodologia de
Matemática, sob a orientação do Prof.
Marcelo Gomide.

Anápolis
2015

1. Gaston Bachelard

Gaston Bachelard formou-se como professor de física em sua cidade natal. De 1930 em diante, ensinou na Universidade de Dijon. Publicara, dois anos antes, seu primeiro livro, Ensaio sobre o conhecimento aproximado.
A partir do ano de 1940, Bachelard lecionou na Sorbonne, lugar ao qual somente se afastou no ano de 1954.
Após ingressou na Academia das Ciências Morais e Políticas no ano de 1955 onde no ano de 1961 ganhou o Prêmio Nacional das Letras.
Bachelard foi um dos filósofos que representaram maior influência no mundo contemporâneo, suas ideias são tidas como um posto de partida no estudo da filosofia e das ciências naturais, especialmente no ramo da física.
Nesse campo que deram origem as suas contribuições à epistemologia e à poética, no qual sua interpretação também se vale dos recursos metodológicos da psicanálise.
Contrário às posições do substancialismo, chama a atenção para a complexidade das teorias científicas, que reflete antes de tudo a própria complexidade do real, obrigando o filósofo da ciência a refutar as simplificações dos racionalistas.
Em sua obra principal, O novo espírito científico, pode ser observado que, ao mesmo tempo em que escapa à preponderância da imagem - característica na Antiguidade e na Idade
Média, também escapa à preponderância do esquema geométrico, peculiar aos tempos modernos: o "novo espírito científico" tende então para o concreto, não porque se abandone ao irracional, mas porque tenta ampliar o

Relacionados