FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DO MOVIMENTO

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 11 de julho de 2013





SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso de pedagogia














FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DO MOVIMENTO















Corumba-MS
2012





















FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DO MOVIMENTO












Durante o crescimento,naturalmente se define uma dominância lateral na criança, será mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo. A lateralidade corresponde a dados neurológicos, mas também é influenciada por certos hábitos sociais.
A nível dos membros inferiores:
- pede-se à criança que percorra um trajeto com um pé, depois, com o outro; o lado escolhido para o primeiro trajeto é muitas vezes o ladodominante, mas a observação dos pulos revelará maior facilidade de um lado: é esse lado que determina a dominância.
A nível dos membros superiores:
- pede-se à criança que faça diversos gestos do dia-a-dia e observa-se qual a mão utilizada. É evidente que o material apresentado à criança não deve influir na escolha da mão.
O conhecimento esquerda-direita decorre da noção de dominância lateral. É ageneralização, da percepção do eixo corporal, a tudo que cerca a criança; esse conhecimento será mais facilmente apreendido quanto mais acentuada e homogênea for a lateralidade da criança. Com efeito se a criança percebe que trabalha naturalmente “com aquela mão”, guardará se dificuldade que “aquela mão” é a esquerda ou a direita. O conhecimento estável da esquerda e da direita só é possível aos 5ou 6 anos e a reversibilidade (possibilidade de reconhecer a mão direita ou a mão esquerda de uma pessoa à sua frente). Não pode ser abordada antes dos 6 anos, 6 anos e meio.
O que determina se a criança usará predominantemente a mão direita ou a esquerda, por exemplo, é a chamada lateralização ou dominância lateral.
A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizarpreferencialmente mais um lado do corpo, que o outro. Isso significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados. Dessa maneira, o lado dominante se caracteriza por possuir maior força muscular, uma melhor precisão e também maior velocidade nos movimentos dos membros desse lado dominante.
A escola, ao desenvolver os seus educandos em sua totalidade – orgânica intelectual, sociale política – Viabiliza um aprendizado capaz de possibilitar a inserção de um número cada vez maior deles na sociedade e na cultura das quais fazem parte.
Nesse sentido, a Educação Física pode dar a sua contribuição para o processo de formação humana, sugerindo aos pedagogos de sala de aula que utilizem o movimento e a linguagem corporal, seja através do jogo, da brincadeira ou de outrasatividades dinâmicas, para possibilitar que o aluno aprenda a se relacionar com o mundo exterior. No contexto atual, a Educação Física apresenta vários objetivos, estando entre eles um que é específico para a educação infantil: buscar desenvolver as potencialidades da criança e, conseqüentemente, auxilia na aprendizagem. Proporcionar a aprendizagem das crianças em vários esportes, cria o hábito daatividade física e mental bem como buscar o equilíbrio sócio-afetivo são outras finalidades da Educação Física..
Por sua vez, a lateralidade é a bússola de nosso corpo. É através dela que o mesmo se situa no meio ambiente, manifestando-se ao longo do desenvolvimento e das experiências.
A exemplo do que já está ocorrendo com a alfabetização e vários outras disciplinas, o surgimento, nos últimos anos,de novas teorias ameaça revolucionar a Educação Física.
Os formuladores dessas teorias querem uma educação de corpo inteiro, que se preocupe não apenas com a mente, mas também com a amplitude e o aperfeiçoamento dos movimentos, para melhorar sua relação com a natureza e com os outros, e tenha condições de aproveitar melhor a vida.
O papel do professor é captar intuitivamente a mensagem corporal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentos e metodologia do ensino
  • Fundamentos e metodologia do ensino fundamental
  • Fundamentos e metodologias do ensino da matemática
  • Fundamentos e metodologias do ensino da matemática
  • Fundamentos e metodologias para o ensino de geografia
  • Fundamento e metodologia do ensino de historia
  • Fundamentos e metodologia do ensino das artes
  • Fundamentos teóricos da metodologia para o ensino da história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!