FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE L NGUA PORTUGUESA

1330 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
A execução desta Atividade Prática Supervisionada é importante na formação de um profissional de pedagogia, pois por meio dela é possível descobrir como funciona o desenvolvimento da língua, e da linguagem: verbal e escrita. Dessa forma, este trabalho vem agregar valores e conhecimentos a cerca das formas verbais e escritas do nosso país, possibilitando a identificação das variações linguísticas culturais, regionais, dentre outras.

LINGUAGEM VERBAL E ESCRITA
A linguagem oral e escrita é imprescindível para que o individuo construa e adquira conhecimentos e condições de se expressar em sociedade. Cabe a escola ensinar seus alunos a utilizar a linguagem verbal e a escrita de forma correta, mas respeitando e aceitando seus alunos em sua singularidade, cultura, e sua forma de se expressar.
Linguagem verbal: se divide em culta e a informal. Na linguagem culta não se usa expressões populares ou gírias. A informal é a linguagem popular que usamos em nosso dia-dia de forma descompromissada. É um ato individual, pois cada indivíduo, para a manifestação da fala, pode escolher os elementos da língua que lhe convém, conforme seu gosto e sua necessidade, de acordo com a situação, o contexto, sua personalidade, o ambiente sociocultural em que vive, etc.
Linguagem escrita: consiste na utilização de sinais (símbolos) para exprimir as idéias humanas. Foi desenvolvida na sociedade humana para registrar fatos, história, como meio de comunicação. É um meio de sinais gráficos que permite registrar com grande precisão a linguagem falada por meio de sinais visuais regularmente dispostos; óbvia exceção a esta regra é a bastante moderna escrita Braille, cujos sinais são táteis. Existem dois principais tipos de escrita, a baseada em ideogramas, que representa a conceitos e a baseada em grafemas, que representam a percepção de sons ou grupos de sons; um tipo de escrita baseada em grafemas é a alfabética.

DIFERENÇAS ENTRE LINGUAGEM VERBAL E ESCRITA
LINGUAGEM VERBAL

LINGUAGEM

Relacionados