fundamentos e metodologia de historia e geografia

Páginas: 9 (2036 palavras) Publicado: 7 de junho de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
ADRIANA
CLEONICE
GABRIEL
WILLIAM
RENATA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LITERATURA INFANTIL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ananindeua
2013
ADRIANA
CLEONICE
GABRIEL
WILLIAM
RENATA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LITERATURA INFANTIL
 
Trabalho apresentado à disciplina de Literatura Infantil, comopré-requisito de nota para o 2º NPC. Turma de Pedagogia-5º semestre da Anhanguera. Professora Orientadora: Maria Austy Nazareth Castro dos Santos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ananindeua
2013
 
  A INVENÇÃO DA INFÂNCIA
O documentário em destaque fala a cerca dos  contrastes existentes em situações sociais diferenciadas que se cruzam no ponto comum: crianças vivendo como adultos. Segundo a curta -metragem a infância surge como um momento essencial para a criança no tempo das grandes descobertas. Para as crianças inventa-se a infância quando se decide deixá-las brincar, irem à escola e ”ser criança”.
O filme revela que as crianças pobres são vistas como meio de ajuda a família, assim, algumas mães relatam a perda de muitos filhos devido à situação precária e reclamam da perda deles por nãopoderem ajudar no sustento da família. Desse modo, as crianças são vistas como força trabalhista. Já as crianças das classes abastadas têm muitas atividades físicas para ser realizadas, que sobrecarregam deixando de lado o tempo de brincar.
Diante dessa realidade as crianças são levadas a pensar e agir como adultos, pois os atos e responsabilidades estão enfocados como ato principal no filme. Mesmodiante dessa tarefa de ser responsável pela família e por si, as crianças mencionam a tristeza por não sobrar tempo para brincar e estudar, independente das diferenças sociais.
Desta forma, torna-se imprescindível que o profissional da educação esteja sensível a este aspecto fundamental da infância que é o ato de brincar. O educador precisa ver a brincadeira com um instrumento facilitador noprocesso de ensino aprendizagem do educando.
Especificamente, Vigtsky aponta a importância do brincar como auxiliar no desenvolvimento, focando a brincadeira de faz de conta, como brincar de casinha, brincar de escolinha, brincar de cabo de vassoura como se fosse um cavalo. Para Vigotsky o brincar promove uma Zona de Desenvolvimento Proximal, pois é nesse momento lúdico que a criança comporta-se numnível que ultrapassa aquele a que já está habituada, acarretando vantagens para os aspectos sociais, cognitivos e afetivos.
Uma vez que o educador compreende que o brincar proporciona uma ética de aprendizagem em que as necessidades fundamentais da criança pode ser suprimida e que oportuniza ao educando praticar, escolher, imaginar, adquirir novos conhecimentos, criar, elaborar pensamentos eentendimentos coerentes e lógicos descobrirá a arte de educar.
 
  MARÉ CAPOEIRA
  
Maré é o apelido de João, um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. Um filme de amor e guerra. Este curta de ficção contém muitas informações históricas que podem ser trabalhadas em sala de aula, como a origem doscativos africanos, sua trajetória no Brasil e sua contribuição para a formação de nossa cultura. Além das cenas e imagens produzidas, o filme conta também com arquivos que ilustram e destacam a participação da cultura negra em nossa História, criando, assim, uma identificação e uma valorização do legado africano. São presentes no vídeo, as características de uma periferia urbana, ou seja, casasde alvenaria com fachadas simples, carros populares e que por sua vez se contradizem aos prédios de alto padrão econômico presente na orla da praia.
A curta- metragem alerta o profissional da educação primeiramente para o sonho do torna-se mestre pois segundo Paulo Freire (1921-1997) em Pedagogia da Autonomia, seu ultimo livro, há uma boniteza no ser professor; faz-se necessário um sonho na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentos e metodologia de historia e geografia
  • Fundamentos e metodologia de historia e geografia
  • Fundamentos e Metodologia da História e Geografia
  • Fundamentos e Metodologia de Historia e Geografia
  • Trabalho De Fundamentos E Metodologia Historia E Geografia
  • ATPS Fundamentos E Metodologia Historia E Geografia PRONTA 1
  • Caderno de Atividades Fundamentos e Metodologia de História e Geografia
  • Fundamentos e metodologias para o ensino de geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!