fundamentos sociologicos da educação

Páginas: 6 (1431 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
Trabalho Completo Contribuições Da Sociologia No Meio Educacional
Contribuições Da Sociologia No Meio Educacional
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias


Categoria: Outras
Enviado por: lebriga 04 outubro 2013
Palavras: 1722 | Páginas: 7
INTRODUÇÃO
A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem,quanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, e as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina. Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade sociológica e educacional, bem como os processos educacionais de socialização doindivíduo em meio a sociedade e momento histórico. Tem como propulsores Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia.
A SOCIOLOGIA COMO SUPORTE PARA A EDUCAÇÃO; UMA VISÃO DE MUITOS
A sociologia baseada na visão de Augusto Comte (1798-1857) realizou pesquisas relevantes sobre a sociologia ecomo deveria ser estudada para compreender a sociedade. Comte ao longo de suas obras dedicou-se de forma profunda, propondo a adoção de um método científico para o estudo e compreensão da organização política na sociedade moderna, embora não fosse dele o conceito Sociologia, emprestou diversos elementos de vários pensadores contemporâneos para estruturar seu próprio sistema de pensamento, criandoassim o positivismo, que de acordo com Alonso Bezerra de Carvalho e Wilton Carlos Lima da Silva:
“... representa uma ruptura com o idealismo filosófico (doutrina que reduz o ser ao pensamento ou a alguma entidade de ordem subjetiva, como o espírito, a consciência, as ideias, a vontade, entre outros, que tornam-se a base para a compreensão da realidade)...”
Vivendo num mundo de constantesmudanças, essa ruptura, buscava superar o idealismo de determinadas sociedades, caminhando no mesmo sentido que o avanço das ciências naturais, vinculando o empirismo mediante a aplicação dos métodos das ciências naturais à filosofia, buscando resultados eficazes e de mesma importância para a sociologia, fazendo dela uma ferramenta intelectual com base filosófica positiva, naturalista e materialista pararesolver problemas econômico-sociais.
A importância da Sociologia para os futuros docentes está, especialmente, em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras). Isso significa tornar mais claros os horizontes de suaprática profissional e sua relação com a sociedade histórica e contemporânea. A Sociologia da Educação dá oportunidade aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. Compreendendo e caracterizando a inter-relação ser humano/ sociedade/ educação à luz de diferentes teorias sociológicas.
Grandestransformações ocorreram nos campos da imaginação, argumentação e observação que seria necessário pensar numa nova educação para a conclusão dessas transformações, em sua visão moral e técnica.
Segundo Comte, seria necessário que um entendimento alcançasse o desenvolvimento coletivo, para isso era necessário travar contato com a herança histórica, transmitindo seu movimento e resultado com aintermediação do professor como elemento de conexão entre o indivíduo e sua herança histórico-cultural.
O positivismo de Comte no Brasil influenciou nas reformas educacionais da Primeira República, refletindo sobre a ciência e todo o país. Entendia-se que o ensino deveria ser mantido pelo Estado e seria controlado e censurado pelo poder político impedindo o progresso.
Passados alguns anos, surge Émile...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentos sociológicos da educação
  • Fundamentos Sociológicos da Educação
  • fundamentos sociologicos da educação
  • fundamentos sociológico da educaçao
  • Fundamentos sociologicos da educaçao
  • Fundamentos Sociologicos da Educação
  • Fundamentos Sociologicos da Educacao
  • Fundamentos sociológicos da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!