FUNDAMENTOS SOCIOL GICOS 2015

379 palavras 2 páginas
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS 2015

REFLEXÃO SOBRE O FILME “O ENIGMA DE KASPAR HAUSER”:

O filme se passa no século XIX, no ano de 1828, na Alemanha, mais precisamente em Nuremberg. Essa época, meio à Revolução Industrial, foi um período marcado pela perspectiva positivista, evolucionista e desenvolvimentista. Havia um modelo de civilização que devia ser alcançado pelos homens, e todos aqueles que não eram vistos como “civilizados” eram tidos como primitivos e deviam ser orientados a se portar de maneira “correta” até evoluírem. Foi o que aconteceu com Kaspar Hauser, que à medida que foi deixado em uma praça em Nuremberg, sem entender nada o que lhe diziam e sabendo falar apenas uma frase: “quero ser cavalheiro”, foi acolhido por um professor que se ocupou de iniciar sua socialização.
O adolescente era visto pela sociedade como um selvagem, apesar de demonstrar ser dócil e muito gentil. Sua grande curiosidade fez com que ele aprendesse rapidamente muitas coisas, como se comunicar e escrever, porém ele ainda teve muita dificuldade em compreender certas coisas da sociedade que estava inserido e a todo momento se via como um estranho, que não pertencia àquele mundo.
Pode-se notar com o filme, que o homem, para se tornar humano, necessita aprender com seus semelhantes como se comportar, o que seria impossível de aprender no isolamento. Esse aprendizado só é possível porque o ser humano tem a capacidade de criar linguagens, dotadas de significados para suas vivencias e experiências, que podem ser passadas por diversas gerações.
As considerações traçadas por Durkheim sobre o que é fato social não se aplicam no caso de Kaspar, pois ele não se adaptou as regras impulsionadas pelas maneiras de agir, pensar e sentir da sociedade que estava inserido. Ele não consegue captar o mundo como a sociedade ao seu redor o faz, ele codifica à sua maneira a significação do mundo, com uma lógica diferente. Por exemplo, ele não entendia e não aceitava porque as mulheres eram apenas

Relacionados

  • Produto Da PAS I Unidade 2015 Fundamentos Antropol Gicos E Sociol Gicos
    310 palavras | 2 páginas
  • Produto Da PAS I Unidade 2015 Fundamentos Antropol Gicos E Sociol Gicos
    429 palavras | 2 páginas