Fundamentos socioantropologicos

Páginas: 14 (3254 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
Fundamentos da Educação

Fundamentos Sócioantropológicos da Educação

Aula 01

Tânia Maria Motta de Oliveira RU 830299




Educação como Fenômeno Humano


Significado amplo da Educação




“Apenas o ser humano trabalha e educa”. Saviani


Na formação do professor há saberes necessário a pratica docente, é preciso compreender o fenômeno da educação, compreender a educação no sentidoamplo, e o que é comum no processo educativo ao longo da história humana.
O ser humano constrói sua vida e sua historia em sociedade, constituindo e constituinte do processo do trabalho pela linguagem pela cultura e pela educação.
O homem produz a sua existência, produz a si mesmo e transmite o conhecimento as próximas gerações. A falta de domínio dos fundamentos da educaçãopode levar à equívocos na hora de decidir o que deve ser ensinado e como ensinar.
Emile Durkheim (1858-1917) “A educação consiste num esforço continuo de impor as crianças maneiras de ver, sentir, e agir as quais elas não chegariam espontaneamente”. Considerado o pai da sociologia, Durkehim viveu na Europa numa época em que o capitalismo estava se impondo como sistema econômico, para Durkhein aeducação seria uma ação de coerção, ensinar o indivíduo a pensar e a agir de acordo com o estabelecido pela sociedade e ancorado no positivismo de Auguste Comte.
- Fato social é objetivo, exterior ao indivíduo e transmitido pela educação. Aquele que não aceita o fato social sofre punições que podem ser implícitas ou explicitas.
- Solidariedade mecânica é a marca das sociedades mais simples ondeos laços sociais são estabelecidos pela tradição, a qual todos os membros da comunidade estão subordinados;
- Solidariedade orgânica é encontrada nas sociedades mais complexas, onde existe a divisão do trabalho social e a diferenciação dos indivíduos por grupos sociais e pelas funções, típica da sociedade capitalista. As relações sociais são mais elásticas. Favorecendo oindividualismo.

Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895)

“O homem se diferencia dos animais a partir do momento em que começa a produzir o seus meios de vida.”



Esse processo se da a partir do desenvolvimento da cultura, da produção do alimento, da produção das ferramentas e da transmissão desse conhecimento as novas gerações. O homem tem consciência dos seus atos, ele sofre ainfluência do meio nesse processo de humanização. Para Luzuriaga – transmitir a existência coletiva é um modo humano de conservar a espécie. A transmissão do que é produzido precisa da linguagem e do registro escrito. Em sentido amplo a educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato deexistirem e conviver em sociedade. Somos seres sociais e estamos fadados a viver e sociedade. A educação não acontece só na escola, mas em todos os ambientes onde o espaço é dividido.



Significado restrito da educação

Para entendermos o significado restrito da educação é preciso definir o significado do que se entende por Capitalismo, para tal Capitalismo é o uso do capital na exploração damão de obra para a geração da mais valia na produção de mercadorias e seu desenvolvimento no mercado. Neste contexto a escola será um apêndice da divisão social, pois é nela que se da divisão entre o trabalho intelectual e o trabalho manual. A educação deve formar o homem e, moldar as relações sociais por meio dessa formação é o papel da escola na sociedade capitalista. O estado promove a educaçãoadaptativa para as classes trabalhadoras.

• Saviani “ A revolução industrial corresponde a revolução na educação”





Fundamentos da Educação


Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Aula 02
Tânia Maria Motta de Oliveira RU 830299

Educação e Humanização
• A natureza humana é produzida sobre a base da natureza biofísica, os indivíduos nascem com potencialidades de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos Socioantropologicos
  • Fundamentos socioantropologicos
  • Fundamentos Socioantropológicos da Educação
  • Respostas Prova de Fundamentos Socioantropológicos
  • Fundamentos Psicologios e Socioantropologicos 1
  • SÍNTESE DA UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – FASE I _ Fundamentos Psicológicos da Educação...
  • socioantropologicos e psicologicos
  • Estudos Socioantropologicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!