FUNDAMENTOS_SERV SOCIAL

1805 palavras 8 páginas
FUNDAMENTOS HIST. E TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DO SERVIÇO SOCIAL III

Índice:

A. Introdução
B. A importância o Serviço Social nos dias de hoje.
C. A relação entre a assistência social, a filantropia e o assistencialismo
D. As especificidades do profissional do Serviço Social
E. Os grandes desafios da carreira do Serviço Social
F. Conclusão
G. Bibliografia

A. Introdução

Em um tempo em que o acumulo de renda nas mãos de uma pequena parcela da sociedade equivale a um violento empobrecimento das demais pessoas, a politica neoliberal defende o acumulo de capital e estimula, de forma inevitável, as diferenças sociais, além do desmonte dos direitos e politicas sociais universais, fazendo com isso, que a classe menos favorecida sofra com a segregação e regressão de seus direitos. O Estado obedecendo a esta doutrina, transfere essa incumbência dos poucos direitos sociais adquiridos as entidades e organizações filantrópicas. O trabalhador é destituído da capital e da propriedade e sofre com a crescente desigualdade social. Nessa situação adversa, apresenta necessidade de reconstrução dos seus direitos e a sua efetivação na pratica social. São esses alguns dos reflexos da questão social que o Serviço Social enfrenta e que serão detalhados nas discussões realizadas no grupo que se segue.

B. A importância o Serviço Social nos dias de hoje
O ser humano que vive em coletividade produz ações recíprocas entre seus componentes, num complexo movimento histórico-social que caracteriza as relações sociais.
Nessas relações, aspectos políticos, econômicos, sociais, de gênero, de raça, entre outros, se tensionam e é justamente neste embate que o Serviço Social atua como gestor das múltiplas tensões sociais.
Primordialmente o Serviço Social era fortemente influenciado pela

Relacionados