Fundamentos Sócio Antropológicos

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
FUNDAMENTOS SOCIO ANTROPOLOGICOS

O comportamento humano é complexo e diversificado. Cada indivíduo recebe influências do meio em que vive, forma-se de determinada maneira e age no contexto social de acordo com sua formação.
Há comportamentos estritamente individuais como andar, respirar, dormir que se originam na pessoa como organismo biológico. Já ações como trabalhar, jogarvôlei ou futebol, fazer greve, estudar, casar-se são comportamentos sociais, pois se desenvolvem por meio de interações no contexto da sociedade.
Essas interações sociais não podem ser plenamente explicadas pela Biologia ou pela Física. Para compreendê-las, estudá-las de forma sistemática e explicá-las foram criadas as Ciências Sociais.
Com o avanço do conhecimento da sociedade,tornou-se necessário dividir as Ciências Sociais em diversas áreas de conhecimento, de modo a facilitar a sistematização dos estudos e das pesquisas.
Essa divisão abrange diversas disciplinas. Algumas são :
SOCIOLOGIA :
É uma das Ciências Humanas que tem como objetivos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos,instituições e associações.
ANTROPOLOGIA :
É a Ciência que se desvinculou da Filosofia e ganhou objeto específico de estudo, que é a analise da origem, desenvolvimento, evolução do homem, a partir das suas condições físicas, biológicas, anatômicas e histórico-culturais.
Economia :
Tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e ao consumo de bens eserviços.
Ciência Política :
Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo.
Não existe uma divisão nítida entre essas disciplinas. Elas são complementares entre si e frequentemente atuam juntas para explicar os complexos fenômenos da vida em sociedade.

As primeiras reflexões mais sistemáticassobre a sociedade só começaram a ser formuladas no momento em que ela se diversificou como nunca anteriormente, com a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra por volta de 1750. Ela deu origem a novos grupos sociais – a burguesia e o proletariado – e à formação de um novo tipo de estrutura social : a sociedade capitalista.
A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, com o início dasociedade moderna, Surgiu para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
O conhecimento sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou relações sociais.
Os principais pensadores mais importantes da Sociologia são :
August Comte : considerado o pai daSociologia, sua doutrina, o positivismo, exerceu forte influência sobre a oficialidade do Exército brasileiro. Por isso, um dos lemas positivistas, “Ordem e Progresso”, defendia a ideia que uma sociedade para funcionar precisa estar organizada;
Karl Marx : o mais revolucionário pensador sociológico, concebe a sociedade dividida em duas classes : a burguesia e o proletariado, idealizou o socialismo e ocomunismo revolucionário. De suas ideias surgiu uma Sociologia crítica, interessada nas mudanças e rupturas no interior da sociedade,foi defensor do comunismo.
Émile Durkheim : fundador da escola francesa de Sociologia, lutou para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente científica. Para ele, os fatos sociais são “maneiras coletivas de agir ou pensar” que podem ser reconhecidaspor exercerem uma “influência coercitiva sobre as consciências particulares”. O importante é o indivíduo se sentir parte do todo, caso contrário ocorrerá anomalias sociais.
Max Weber : afirma que o papel da Sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade, é uma disciplina interpretativa e não apenas descritiva, é necessário considerar e interpretar o sentido que as pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentos socio antropologicos
  • Resumo fundamentos sócio antropológicos da educação
  • Fundamentos Antropológicos
  • Fundamentos antropologicos
  • fundamentos antropologico
  • Fundamentos Antropologicos
  • Estudos Sócio Antropológicos
  • Contextos sócio antropologicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!