Fundamentos para formação e atuação do psicopedagogo

Páginas: 14 (3354 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
FUNDAMENTOS PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO




RESUMO
Este artigo tem por objetivo inicialmente dar um panorama geral sobre a história e o conceito de Psicopedagogia, apontando qual o papel do profissional dessa área e explicando que forma as teorias da aprendizagem podem auxiliar no trabalho preventivo e terapêutico do psicopedagogo. Pretende ainda mostrar quais sãoatualmente os principais campos de atuação do Psicopedagogo e comentar sobre a necessidade de constante atualização profissional para o bom desenvolvimento do trabalho. O trabalho conclui que a atuação do psicopedagogo é importante no cenário da educação e como a sua atuação é distinta quanto a método de intervenção.

Palavras chave: Psicopedagogia. Psicopedagogo. Formação. Teorias de Aprendizagem.INTRODUÇÃO

No início deste ano, comecei a trabalhar em uma escola, e percebi o pouco que sabia a respeito das dificuldades de aprendizagem de alguns alunos. Pensando nisso, decidi estudar Psicopedagogia, o curso que me deixaria mais preparada para entender e ajudar nossos alunos. Ao iniciar o estudo da psicopedagogia nos deparamos com uma série de questões que devem serinicialmente bem assimiladas antes de nos aprofundarmos no estudo desta área de conhecimento.
Partindo dessa necessidade, o presente trabalho procura explicar o que é a psicopedagogia, levantando um breve histórico, apontando com o que ela se preocupa e o que ela acrescenta de novo a área de educação e saúde. Também mostra quais os campos de atuação do profissional e como o conhecimento dasteorias de aprendizagem pode influenciar o trabalho do psicopedagogo.
Por fim, pretende investigar se o trabalho do psicopedagogo traz algum diferencial no tratamento das dificuldades de aprendizagem, se é essencial no contexto de sua atuação e se apresenta alguma contribuição ao processo ensino-aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

1. Breve histórico da PsicopedagogiaO nascimento da Psicopedagogia teve origem na França no final do século XIX e nessa época estava mais vinculada aos estudos e trabalhos da área médica, que buscava resolver os problemas de aprendizagem, mais focada nas crianças com algum tipo de deficiência mental. Em uma tentativa de evitar o fracasso escolar destas crianças, alguns pesquisadores passaram a estudar mais profundamente asdificuldades de aprendizagem, que inicialmente atribuíam a problemas de origem orgânica, e a buscar formas de superá-las. Assim, em uma primeira tentativa de ajudar estas crianças, foram criadas nas escolas públicas as chamadas “classes especiais”, onde elas recebiam um atendimento diferenciado. As classes especiais, apesar de serem uma forma de descriminação e contribuírem para a disseminação de rótulos(crianças anormais) foram um passo importante passo para o avanço das pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem e possibilitaram o crescimento dos estudos dentro desta área. Alguns dos pioneiros nesta área de conhecimento, que tiveram idéias inovadoras e partiram para a prática, cada um a sua maneira, obtendo grandes conquistas, merecem ser citados: Itard (trabalho de estimulação ereeducação); Séguin (deficientes mentais); Bourneville (criação das classes especiais) e Pestalozzi (educação com afeto).
Já no início do século XX, as expressivas mudanças políticas e econômicas no cenário mundial, viabilizam o acesso de novas classes sociais aos bancos escolares, multiplicando rapidamente o número de alunos em sala de aula e, consequentemente, expondo definitivamente a seriedadedos problemas de aprendizagem. Esse incremento assinala a necessidade de aprofundar as pesquisas nesta área e médicos, psicólogos e educadores se unem para procurar soluções efetivas para sanar as dificuldades de aprendizagem das crianças. Surge então, em 1946, o primeiro centro de atendimento psicopedagógico, criado pelo francês Maico com o objetivo de ajudar crianças com dificuldades de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atuação do psicopedagogo
  • A formação do Psicopedagogo
  • Atuaçao do psicopedagogo
  • formação psicopedagogo
  • A atuação do psicopedagogo no ensino da matemática
  • ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE A DISLEXIA
  • A atuação do psicopedagogo no âmbito escolar
  • A atuação do psicopedagogo na educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!