Fundamentos ii

Páginas: 11 (2595 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Fundamentos históricos Teórico-Metodológicos do Serviço Social I I




    

O Serviço Social surge com a principal ferramenta de combate da questão social, em resposta ao conjunto das desigualdades sociais e econômicas.

Em seu surgimento era uma atividade promovida em meados da década de 30 em toda a América Latina pelo movimento Católico, os cristãos foram os responsáveispelas primeiras escolas de serviço social, na época a Igreja supria as necessidades da população onde a caridade era vista como forma de salvação e as políticas sociais estavam em segundo plano.

Com a crise feudal e suas consequências, formaram-se grupos que se estabeleciam como força econômica, e então a burguesia passa a dar caráter publico ao assistencialismo na Idade Moderna, poremainda com bases no assistencialismo cristão, em confronto com governos imperialistas e capitalistas.

O processo de reconceitualização do Serviço Social passa a ter uma significância maior durante a década de 50, 60 e 70, quando a Organização das Nações Unidas e outros grupos internacionais, empenham-se em sistematizar e divulgar o Desenvolvimento de Comunidade para unificar a população aosplanos nacionais e regionais de desenvolvimento, em resposta à insatisfação dos profissionais em suas limitações e a conscientização da exploração, opressão e dominação, juntamente com o histórico do regime militar e no pensamento católico conservador, o serviço social é sensibilizado sobre a doutrina de Karl Marx e as consequências dela na vida social.

Durante o Primeiro EncontroRegional de escolas de Serviço Social no Nordeste. Surgiram as primeiras críticas ao Serviço Social tradicional e ensaio de reconceituação. 
Dando ênfase à crítica quanto aos aspectos econômicos e adota o processo de conscientização na linha de liberação do oprimido.

O Brasil desempenhou grandes papéis em prol da modernização e sistematização do serviço social, sedia em Porto Alegre, em 1965,o I Seminário Regional Latino- Americano de Serviço Social tido, por muitos analistas, como o marco inicial do movimento de reconceituação no continente. E imprescindíveis as realizações dos Seminários que trataram da Teorização do Serviço Social: Araxá (1967) –Teorização do Serviço Social , Teresópolis (1970) – Metodologia do Serviço Social, Sumaré e Alto da Boa Vista (1978)Cientificidade doServiço Social. Os documentos utilizados nestas discussões são considerados marcos histórico do Serviço Social.

Esses documentos podem ser considerados a tentativa de adequar o Serviço Social, às tendências políticas que a ditadura tornou dominante e que não se punha como objeto de questionamento pelos protagonistas que concorriam à sua elaboração. Os documentos entendem-se a estrutura socialcomo facilidades básicas, programas de saúde, educação, habitação, serviços sociais fundamentais. Algo significativo é a vontade da profissão onde os Assistentes Sociais não sejam mais meros executores das políticas sociais, sejam capazes, sobretudo de formulá-las e geri-las.

O Serviço Social foi uma das profissões mais impactadas pelos fatos históricos a partir da ditadura, pois suaação sempre foi colocada sob a tensão da relação capital versus trabalho. De um lado os dominantes, Estado e Instituições, querendo mais poder e lucro e de outro os trabalhadores, lutando contra a exploração a alienação, deste antagonismo surgiu a questão social, resultantes das lutas no combate as desigualdades e exploração social.

A ruptura com a herança conservadora expressas como uma lutapor alcançar novas bases de legitimação da ação profissional, e de colocar-se a serviço dos interesses dos usuários. E tem como pré-requisito que o Assistente social aprofunde a compreensão das implicações políticas de sua pratica profissional, polarizada pela luta de classes. Essa interação entre o aprofundamento teórico rigoroso e a pratica renovada, politicamente definida, constitui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos II
  • Fundamentos ii
  • Fundamentos II
  • fundamentos II
  • fundamentos II
  • Fundamentos II
  • fundamentos II
  • fundamentos II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!