FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICO-METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL I

Páginas: 20 (4917 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICO-METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL I




INTRODUÇÃO

A expressão “questão social” surgiu em 1930, em torno das grandes transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas na Europa, transformações estas decorrentes do processo de industrialização, que mais tarde refletiu no Brasil.
A questão social é definida como a expressão do cotidiano da vidasocial, não fazendo referência apenas a classe pobre, e sim ao cotidiano que o ser humano esta inserido na sociedade. A questão social é gerada pela contradição do Proletariado x Burguesia. A Burguesia passa a exigir outro modo de intervenção, além da caridade e repressão.
A profissão de serviço social surgiu da emergência da questão social, que é o conjunto das expressões da desigualdade social,econômica e cultural, problemas da sociedade capitalista e do antagonismo entre o capital e o trabalho.
De 1930 e 1945 o Serviço Social era assistencial, caritativo, missionário e beneficente. De 1945 a 1958 com a chegada da tecnologia moderna, cientifica e cultural o Brasil teve maior intercambio com EUA e percebeu a necessidade de criar novos métodos e técnicas, adaptado a realidade brasileira, apartir de 1960, com o movimento de reconceituação, trabalhamos com o modelo teórico-prático adaptado para a nossa realidade.
A desigualdade social no Brasil origina vários problemas como o desemprego, seqüestros, violência, problemas que causam desequilíbrios no clima político e social brasileiro.
Muitas pessoas encaram a questão social como uma responsabilidade exclusiva do governo. Contudo, osproblemas que surgem na sociedade são muitas vezes fruto de carências materiais e intelectuais, ou seja, da pobreza. Sendo que a pobreza é vista como uma causa individual, deve por isso ser da responsabilidade de cada um.
O grande desafio é que alguns problemas como desigualdades sociais e injustiças são muitas vezes tolerados e ignorados porque não representam uma ameaça direta ao poderpolítico. Por outro lado, os homicídios e seqüestros, por representarem ameaças ao poder, recebem uma intervenção por parte do governo. É por esse motivo que a questão social representa uma área que precisa evoluir bastante no Brasil.





OS NOVOS TEMPOS MODERNOS
Comparando as cenas do filme Tempos Modernos (Charles Chaplin – 1936), com a situação da questão social no Brasil podemosafirmar que apesar da tecnologia de ponta empregada na produção industrial, a condição socioeconômica do homem continua relegada o segundo plano e conforme podemos constatar através do filme, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fabricas, tinha como finalidade de aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo trouxe benefícios para a classe patronal, que apartir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização das indústrias.
Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinha os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que os deixava estafados ou neuróticos, robotizados em função das condições do trabalho e estabelecido pelos empresários. Em virtude dessainsatisfação da classe operaria surgiram os movimentos grevistas que tinham como pauta a reivindicação, de melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris.
O surgimento do Serviço Social no Brasil tem sua origem noamplo movimento social que a Igreja Católica desenvolve com o objetivo de recristianizar a sociedade. Com o crescimento da industrialização e das populações das áreas urbanas, surge a necessidade de controlar a massa operária. Com isso o Estado absorve parte das reivindicações populares, que demandavam condições de reprodução: alimentação, moradia, saúde, ampliando as bases do reconhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!