fundamentos historicos metodologicos

Páginas: 20 (4818 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à distância

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a distância






DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I





Desafio de aprendizagem da disciplinaFundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I do centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação da Profª Ms. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes, da professora Adriana Saraiva de Lima Vendrame tutora presencial.


INTRODUÇÃO

O contexto do filme Tempos Modernos nos mostra o tratamento dado à classe trabalhadora e aos burgueses, donos dos meios deprodução que "exploravam" a mão de obra, isso ocorre quando a produção artesanal foi substituída pela produção em série, o que criou o contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias da Administração, onde se praticava o taylorismo no trabalho realizado.

FILME TEMPOS MODERNOS E O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Este filme passa no final da década de 20 onde o mundo passava por uma gravecrise econômica a quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929, que originou após a crise da “Grande Depressão” na sociedade Norte-Americana.
Com a implantação do capitalismo surgem as criticas quanto ao modo capitalista de produção, os operários trabalhavam em condições subumanas, com cargas horárias extensas, sendo obrigados a manter constantemente um aumento em suas produções. As lutas trabalhistasforam desde a Revolução Industrial em busca por melhores salários, melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor.
Tempos Modernos nos evidência a evolução no campo das máquinas, a modernização tecnológica onde o trabalhador tem que se adaptar a essas novas formas de produção, neste modo de produção não se preocupava com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo comisso conseqüências graves como: a intensificação e especialização do trabalho do operário, o que acaba tornando desnecessária a sua qualificação e provocando no mesmo, lesões por realizar uma única tarefa repetidamente.
O filme nos mostra a árdua mecanização do trabalho e a desconsideração do ser humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma parte do mesmo.
Contudo o filmenos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época. As conseqüências geradas pela Grande Depressão foram várias tais como; desemprego, queda nos preços do produto interno bruto, fechamento de indústrias, exploração da classe operária, etc.
Porém, o maior reflexo desse advento, foi sentido pelas classes maisbaixas da população, o fechamento das fábricas, que vivenciaram a fome, a miséria, evidenciado pela falta de condições de subsistência superpopulação, desnutrição e doenças, traduzidas como forma de aniquilar as esperanças e a sobrevivência.
Nasce então a partir da década de 30 no Brasil a trajetória do Serviço Social, com a iniciativa dos setores da burguesia, vinculada também a IgrejaCatólica, seguindo os moldes do Serviço Social europeu. No âmbito do Serviço Social, desde o início da profissão de Assistente Social, por volta de 1830, inicio do século XIX, a assistência ao próximo e o assistencialismo conjugavam-se entre si para ajudar a classes mais necessitadas.
O Serviço Social, no princípio, possuía um caráter de filantropia, sem, contudo, apresentar um perfil profissional. Omesmo durante muito tempo se manteve, aderindo, posteriormente, aos dogmas da doutrina social da Igreja Católica, que deu um aspecto ‘humanista’ à profissionalização desta área, perfil este que foi incorporado no início do século passado, pelo Serviço Social desenvolvido no Brasil.
Contudo, no decorrer da conceituação e reconceituação da profissão, o termo assistencialismo foi definitivamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos históricos e metodológicos atps
  • Fundamentos históricos teórico- metodologicos do se
  • fundamentos historico e metodologicos
  • Fundamentos historicos teoricos e metodologicos
  • Fundamentos históricos teóricos e metodologicos
  • fundamentos historico metodologico 2
  • Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos
  • Fundamentos historicos e metodologicos do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!