Fundamentos Históricos e Teóricos - Metodológicos do Serviço Social

Páginas: 16 (3884 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro Universitário Anhanguera – Pirassununga

Curso: Serviço Social

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teóricos - Metodológicos do Serviço Social

Alunas: Ires Aparecida Matos de Araújo Bertin - RA 6796416987
Cristiane Aparecida ventura - RA 6796417022
Ana Elena de Oliveira Bertin – RA 6799432879Elen Fernanda da Silva lima – RA 6506267782
Márcia Christiane Aires Brazil Francisco – RA 6963494644
Talita Aparecida Rodrigues Ribeiro – RA 7708626661

Professora da disciplina: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Tutora Presencial: Hilciléia Cristina de Campos Scatoline
Tutora a distância: Laura Tatiana Nogueira Prado

Pirassununga, Setembro de 2013

Amodernização e o Serviço Social no Brasil

O marco do Serviço Social nos pais se deu pelo processo de industrialização o crescimento populacional na área urbana devido ao êxodo rural e imenso processo de mecanização nos meios de produção.
E com a vinda das indústrias cresceu o numero de operários em busca de saláriose condições de vida, mais quando chegaram se depararam com um cenário nada favorável, jáque eram explorados incansavelmente pelos seus patrões que visavam cada vez mais lucros, estavam cegos e sedentos por capital.
O filme Tempos Modernos retrata bem a situação do proletariado em seu cotidiano exaustivo sem direitos alguns, tinha que trabalhar por migalhas e quanto mais fazia mais queriam seus patrões.
Nesse filme podemos observar também que eles enfatizam bem o uso do relógio“tempo é dinheiro” e quanto menos o operário ficasse parado melhor foi quando inventaram uma maquina para que o operário pudesse comer trabalhando e assim aumentando sua produtividade. Mas com o desgaste físico o operário adquiriu uma doença e foi afastado do cargo.
O retorno do operário foi frustrante, pois a cidade se encontrava em crise e como ele não possuía nenhuma qualificação se viucompletamente desamparado e desempregado.
O trabalhador sem instrução nenhuma não sabia como fazer o trabalho estabelecido em seu novo emprego eera incapaz de trabalhar com raciocínio, só sabia cumprir as ordens a ele direcionadas, sem saber direito oque fazer isso trouxe desastrosas conseqüências.
Podemos observar que no filme ele enfatiza que todo operário é irresponsável, vadio e negligente. Essahipótese foi ilustrada pelo protagonista do filme já que no primeiro dia de trabalho de vigia ele aproveitou para comer e se divertir na loja.
Nesse filme o operário não passa de uma peça de produção da maquina seus interesses pouco importam e seus direitos menos ainda.
E onde entra o Serviço Social?
Nesse Cesário de revoluções sugiram as bases do Serviço Social que já estava há tempos a serviço daburguesia, recebendo influencias das doutrinas sociais desenvolvidas pela igreja Católica.
Em principio o Serviço Social serviu burguesia, que utilizou os primeiros profissionais da área para amenizar os conflitos entre a classe operaria.
No principio tinha caractere filantrópico sem perfil profissional e durante muito tempo assim se manteve aderindo os dogmas da igreja que deu um aspecto“humanista “a profissão”“.
O perfil do serviço Social aqui na América não era o mesmo da burguesia européia. Este por sua vez teve as suas formulações vinculadas ao pensamento sociológico-conservador, que também se atrelou a doutrina social da Igreja Católica.
É importante sabermos que as duas primeiras décadas do século XX foram caracterizadas por intensos conflitos travados entre a organizaçãopolítica sindical dos trabalhadores as forças constitutivas do capitalismo monopolista.
Vários movimentos surgiram dentre eles vamos destacar o das mulheres que se espalhou em vários países da Europa. O movimento das mulheres desencadeou na Europa no final do século XX ampliando no inicio do século XX e contribuiu de forma decisiva para o processo de profissionalização para o processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICO-METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL I
  • Fundamentos histórico teórico metodológicos do serviço social i
  • Fundamentos históricos e teorico-metodológico do serviço social i
  • Fundamentos históricos teoricos, metodológicos do serviço social.
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
  • Fundamentos históricos e teóricos metodológicos do serviço social
  • Fundamentos históricos e teóricos-metodológicos do serviço social ii
  • Fundamentos historicos teoricos-metodologicos do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!