FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

Páginas: 21 (5198 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
FACULDADE ANHANGUERA CURSO EAD – POLO BELO HORIZONTE (MG) UNIDADE 2

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 3º PERÍODO - NOITE
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

TUTOR A DISTÂNCIA:
Componentes do grupo
Adalberto Ribeiro
RA: 4300067001
Izabel Cristina Q. Costa
RA: 4351852066´
Marci Dos Santos Carvalho
RA: 3815653233
Nilza Isabel Cintra
RA: 3808596381Wellington Maciel De Moura
RA: 4300066967

Belo Horizonte
16 de Abril de 2013
Após diversas pesquisas, reflexões e análises exaustivas, porém frutíferas, indicada pela ATPS – Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II, com o fim de listar o conjunto de etapas planejadas e supervisionadas e que teve como alvobeneficiar a nossa aprendizagem, nos levando a eficácia, bem como solicitando-nos um estudo, e diálogo de um trabalho em grupo, e nos ajudando a desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado, e ainda nos oferecendo diferentes ambientes de aprendizagem.
Portanto este trabalho acadêmico contém um conjunto de etapas, as quais foram analisadas minuciosamente, e através do artigo“Reconceituação do Serviço Social no Brasil – Um movimento em questão.” Vicente de Paula Faleiros, Da revista Serviço Social e Sociedade, da Editora Cortez – 2005, pag.21-34, leitura das páginas 90 a 124 do livro: CBCISS. Teorização do Serviço Social: Documento Alto de Boa Vista. Rio de Janeiro: Agir, 1988, “Importância dos Seminários e a história do Serviço Social no Brasil”, Leitura das páginas 26a 37 e 44 a 49 do livro: CBCISS. Teorização do Serviço Social: Documento Alto de Boa Vista. Rio de Janeiro: Agir, 1988, bem como “Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil” Livro de José Paulo Netto.
Com relação ao artigo sobre “Movimento de Reconceituação do Serviço Social, aprendemos que o Serviço Social tem suas origens iniciais sempre ligados à religião, à caridade;doutrinado pela igreja católica; relacionando as profundas transformações econômicas e sociais que atravessaram a sociedade brasileira. A fundação das primeiras escolas de Serviço Social foram feitas por frequentadores da igreja buscando o preparo para o exercício remunerado e também gratificação pessoal. Algumas alunas do serviço social eram professoras primárias; que, com relação à questãosocial, negavam transformações econômicas e sociais, ou seja, a ação sobre as causas da Questão Social atuando sobre o efeito no que diz respeito às causas da Questão Social. Em posição contrária, o Serviço Social reconceituado, que se propõe atuar sobre as causas das questões sociais, atuando revolucionariamente sobre o sistema. O Serviço Social brasileiro apropriou-se da metodologia de trabalhoamericano, introduzindo nos currículos das escolas o Serviço Social de caso de grupo, organização social da comunidade, Serviço Social de comunidade, posteriormente desenvolvimento de comunidade. Os primeiros passos para o movimento de reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de prática desenvolvimentista. Reconhecia que sua teoria era frágil quanto à compreensão dadinâmica social, das relações de classe, dos grupos sociais, das instituições. Os problemas sociais: baixo índice de renda da população, ausência de infraestruturas de saneamento, alto índice de analfabetismo, baixo nível de saúde e de escolaridade não eram assuntos apenas de economistas e sociólogos, mas também para técnicos do Serviço Social e para a população em geral. Início do marxismo nasuniversidades e cotidiano de trabalho bem como a liberdade. Resultou ao Serviço Social, um recuo quanto à filosofia do desenvolvimentismo, novas e mais profundas indagações criticas ao Serviço Social tradicional e demanda de novas ideologias segundo (FALEIROS; 2004).
No Brasil, em 1964 aconteceu o que consideram a primeira manifestação grupal crítica de Serviço Social do nordeste; o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos históricos e teóricos-metodológicos do serviço social ii
  • : Fundamentos históricos teóricos metodológicos do serviço social ii
  • Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social ii
  • Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social II
  • Fundamentos historicos e teoricos metodologicos do serviço social ii
  • Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
  • Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social ii
  • Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social ii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!