Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social ii

Páginas: 7 (1743 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
Universidade Anhanguera UNIDERP
Serviço Social
Atividades Práticas Supervisionadas
Tutora a distância da disciplina – Profa. Ma. Laura Santos
Cleo Laurence Dantas da Costa RA-371253 – cleo_serrana@hotmail.com
Edna Maria Pereira de Lira – RA - 385594 - ednalira@hotmail.com
Lucinéia Maria Batista – RA – 397003 – lucineia.conselheira@gmail.com
Maria Clarice Pereira Fernandes – RA –- 397004claryce_clara@hotmail.com
Rejaneide Mendes Ferino – RA –– 400766 - dedeimendes@hotmail.com

Relatório
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II

Currais Novos/RN
22/04/2013
Introdução

O objetivo deste trabalho consiste na reflexão sobre as influências dos pressupostos filosóficos na história do Serviço Social, refletindo a importância do movimento dereconceituação iniciado nos anos de 1960 para a profissão, e suas influências das correntes filosóficas no Serviço Social: Positivismo, fenomenologia e dialética.

Relatório
O Serviço Social tem suas origens vinculadas à doutrina da igreja católica ela surge como desdobramento da ação social e da ação Católica da igreja. Está relacionado às profundas transformações econômicas e sociais queatravessam a sociedade brasileira. As primeiras escolas de Serviço Social são fundadas por grupos cristãos. Predominavam alunos de classe média que buscavam o preparo para o exercício remunerado e também gratificação pessoal.
Em posição análoga, encontra-se o Serviço Social reconceituado, que se propõe atuar sobre as causas, atuar revolucionariamente sobre o sistema. O Serviço Social brasileiro procurouapropriar-se da metodologia de trabalho americano, e introduziu nos currículos das escolas o Serviço Social de caso, de grupo, organização social da comunidade, Serviço Social de comunidade, posteriormente desenvolvimento de comunidade.
Grandes projetos foram implantados com apoios de instituições públicas (SUDENE, SUDAM, SUDESUL) e por iniciativa da igreja católica. O processo de implantaçãoda política de em países como a América Latina revelou uma realidade subdesenvolvida: baixo índice de renda da população, ausência de infraestruturas de saneamento, alto índice de analfabetismo, baixo nível de saúde e de escolaridade. Esses já não eram assuntos apenas de economistas e sociólogos, mas também para técnicos do Serviço Social e para a população em geral.
No Brasil o encontro regionalde escolas de Serviço Social do nordeste (1964) é considerado a primeira manifestação grupal de crítica ao Serviço Social tradicional e ensaio de reconceituação. Dando ênfase à crítica quanto ao aspecto economicista e adota o processo de conscientização na linha de liberação do oprimido.
A perspectiva modernizadora constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social noBrasil. Ela se desdobra nos eventos de Araxá (19-26/03/1967) e Teresópolis (10-17/01/1970). Esses dois documentos podem ser considerados a tentativa de adequar o Serviço Social às tendências políticas que a ditadura tornou dominante e que não se punha como objeto de questionamento pelos protagonistas que concorriam à sua elaboração.
Os documentos dos seminários de Araxá, Teresópolis e Sumaré,representam um marco histórico do Serviço Social. Foram momentos durante os quais a profissão refletia sua base e sua prática. Com base nos documentos de Araxá e Teresópolis, vários artigos e dissertações foram redigidos, analisando e criticando as posições, ideias, métodos e a história do Serviço Social.
Encontro de Araxá em MG (1967) reunindo 38 Assistentes sociais docentes e não-docentes, promovidopelo centro brasileiro de cooperação e intercâmbio de serviços sociais (CBISS). Tendo como objetivo repensar em maior profundidade a teoria básica do Serviço Social e sua metodologia. Tinha ainda como objetivo estudar a possibilidade de “teorização do Serviço Social”, identificar os conhecimentos que o embasavam, transformar o saber empírico para esclarecer o significado e encontrar uma base...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!