Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social III

Páginas: 14 (3485 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
 UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
Avenida dos Autonomistas nº 1.325
CEP: 06020-190 / (11) 35141700
Osasco/SP

Serviço Social
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social III
3º semestre (2º ano)
Tutor (a) da Disciplina: Professora MS Elaine Cristina Vaz
VaezGomes

Tutor presencial: Marilene Aparecida Massaro Ferreira
Tutor à distância: Daniel Osterreicher Laporta

Ana Lucia dos Santos Santana RA 3832683490
Eloisa Gomes Martins RA 5560123483
Karina de Melo Sant Ana de Lima RA 3814678328
Selma Lúcia de LimaRA 3830713354

Osasco, 25 de novembro de 2013.


Resumo
Neste tema, fundamentos do serviço social III, abordaremos como surgem as primeiras formas de assistencialismo, a importância da filantropia, no surgimento das questões sociais, bem como o início do serviço social. Sua institucionalização como profissão, diante das múltiplas facetas das questões sociais, que trouxe um grandedesiquilíbrio do sistema capitalista de produção.
A política dominante do estado sofre um recuo diante das movimentações da população em busca de garantias de direitos.
Na trajetória do serviço social é de grande importância notar como se deu o rompimento do conservadorismo do profissional na sua forma de atuação, sua metodologia ao se engajar na sociedade como profissão, além disto, seu projeto éticopolítico em uma sociedade contraditória que tem como meta o lucro a exploração, sendo que as questões sociais são colocadas em segundo plano para o governo.
Palavras-chave: Filantropia, Assistencialismo, Cidadania, Projeto Ético Político Do Serviço Social Contemporâneo.

Introdução: Surgimento do serviço social como profissão, como se deu sua institucionalização, as ações filantrópicas eassistenciais de ajuda aos cidadãos, desafio atual do serviço social contemporâneo, na luta de direitos e emancipação e democracia, um projeto em construção.




Desenvolvimento

A Importância do Serviço Social nos dias de hoje.
A profissão Serviço Social no Brasil teve suas primeiras escola de formação profissional a partir de 1936, porem no Brasil surgiu em 1957 onde foi regulamentada Lei nº 8662/93de 7 de junho de 1993 dando cobertura estadual ao profissionais competências e atribuições. Pois desde o inicio aos dias atuais a profissão tem se redefinido consideravelmente em suas inserções na realidade da sociedade Brasileira. Portanto o Profissional Assistente Social deve desenvolver projetos com base no compromisso, democracia junto ao seu código de Ética, para desenvolver uma posturaprofissional a qual se devem compreender problemáticas com as quais ira lidar com as pessoas com capacidade para mobilizar e organizar seus projetos com o compromisso de liberdade, competências e atribuições profissionais e que é preciso garantir recursos materiais e humanos para que sua atuação se realize de forma competente e efetiva. Desde os tempos primórdios o Serviço Social é de profundaimportância na área da Saúde, Educação, Cultura e nas Políticas Sociais, a qual sua abrangência diante das circunstâncias dos dias atuais vem se destacando, por meio de conhecimento e a forma de atuação diante das circunstâncias geradas pela sociedade. O profissional de Serviço social tem como por direitos e deveres atuar de uma forma Ética e de maneira valorativa. Desta forma no âmbito do AssistenteSocial exercer sua profissão João Paulo Neto profissão do Serviço Social, ao longo de sua trajetória, foi se moldando delineada mente, e em cada momento histórico, buscou e criou bases necessárias para sua razão de ser na sociedade.



Desta forma, obteve conquistas bastante avançadas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional advindas de pesquisas, lutas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos Historicos e Teorico-Metodologicos do Serviço Social III
  • Fundamentos históricos teórico-metodológicos do serviço social iii
  • Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
  • Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
  • Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social III
  • Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social iii
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
  • Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!