Fundamentos históricos e metodológicos atps

Páginas: 7 (1725 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
TURMA: 04 N40
EQUIPE:
ANDRÉA TAVARES DOS SANTOS – RA 287491
INGRID SUELY SILVA MONTEIRO – RA 344292
MARIA MARILEA MODESTO DA COSTA – RA 287309
MARIA SIMONE ALMEIDA DOS SANTOS – RA 296231
REJANE DE CASSIA DUARTE DE SOUZA – RA 287263
PROFESSORAPRESENCIAL: ELISANGELA SODRE
PROFESSORA EAD: ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ






FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL










ANANINDEUA-PA
2012
1. INTRODUÇÃO

O Serviço Social é uma profissão pautada nas políticas públicas, onde se pode ajudar a população no acesso aos seus direitos sociais. Para isso, é preciso enfrentar o maior desafio que é oaumento considerável das questões sociais.
Neste trabalho entenderemos a diferença entre o Serviço Social, a Assistência Social, a Filantropia e o Assistencialismo. Conheceremos o perfil dos Assistentes Sociais no Brasil e atuação na área da saúde.


2. A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE


A profissão Serviço Social foi regulamentada no Brasil, em 1957 com a lei Nº3252. Em 1993, com as transformações da sociedade brasileira, a profissão precisou passar por mudanças e necessitou de uma nova regulamentação: a lei Nº 8.662/93. Segundo ENESSO (2009), em 1993 também foi instituído um novo Código de Ética expressando o projeto profissional contemporâneo comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.
A importânciado Serviço Social nos dias de hoje, se faz principalmente porque é através da profissão que a sociedade tem acesso aos direitos sociais por meio das políticas públicas. O principio central do Serviço Social está pautado na emancipação da sociedade.
Segundo Getúlio e Marçal (2011):
O Assistente Social é protagonista ativo das políticas públicas sociais, criando novasestratégias junto das equipes multidisciplinares e interdisciplinares e seus usuários, através de uma leitura crítica da realidade, refletindo sobre todas as mudanças que vem ocorrendo de forma rápida e excludentes.
Nos dias de hoje, os principais desafios da profissão estão nas questões sociais que vem aumentando consideravelmente, por isso é importante que os profissionais do Serviço Social se mantenhamatualizados através de capacitação permanentes. Para Santos (2011), “hoje, o Assistente Social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração e demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e as contradições da sociedade capitalista.”




3. O SERVIÇO SOCIAL E A FILANTROPIA

Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduosajudem outras pessoas, e o termo é de origem grega, que significa “amor à humanidade”. (SIGNIFICADOS, 2011).
Embora o Serviço Social, no principio, possuísse um caráter de filantropia, sem, contudo, apresentar um perfil profissional. Muitos autores defendem que a partir do momento que o Serviço Social se constituiu uma profissão ele rompeu com seus traços filantrópicos. Para FAQUIN:“No momento em que o Serviço Social se insere na divisão sócio-técnica do trabalho, através da intervenção do Estado no agravamento da questão social, por meio da política social, este rompe com os traços filantrópicos para se constituir em uma profissão, na qual seus agentes desempenham o papel de executores da política social, e assim se inserem no mercado de trabalho”.

4. O SERVIÇOSOCIAL E O ASSISTENCIALISMO


É comum que as pessoas confundam Serviço Social, Assistência Social e Assistencialismo, porém devemos entender o significado das palavras para entender a sua verdadeira relação.
Assistencialismo é a ação de pessoas, organizações governamentais ou entidades da sociedade civil junto as camadas mais pobres da comunidade, com objetivo de apoiar ou ajudar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps Fundamentos historicos e metodologicos do serviço social III
  • Atps fundamentos histórico teórico e metodológico do serviço social
  • Fundamento historicos e metodologico
  • Fundamentos históricos teórico- metodologicos do se
  • fundamentos historico e metodologicos
  • Fundamentos historicos teoricos e metodologicos
  • fundamentos historicos metodologicos
  • Fundamentos históricos teóricos e metodologicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!