Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 SERVIÇO SOCIAL 5
2.2 ASSITÊNCIA SOCIAL 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma discussão sobre as perspectivas de políticas publicas de assistência social e a atuação profissional do Serviço social. Antes cabe contextualizar o serviço social que mo decorrer da sua trajetóriahistórica, metodológica, traz uma luta para a conquista das mudanças que hoje se atualmente tem se efetivado.
As políticas públicas de assistência social estão vigentes na Constituição de 1988, o que garante o direito de cidadão ser atendido em caso de vulnerabilidade social. O Serviço Social enquanto profissão atua na assistência social, porém não apenas nisso. Assim esse trabalhodiscutirá essa questão.

DESENVOLVIMENTO

No inicio da trajetória profissional do assistente social, na prática e atendimento das questões sociais percebe-se que houve uma dominação do Estado, no que tange a solução dos problemas sociais. O estabelecimento democrático deu inicio ao enfrentamento institucional desse campo de atuação trazendo o encaminhamento cientifico a favor dasquestões sociais; e não mais medidas paliativas dos problemas dos cidadãos que, geralmente, era dotada de interesses governamentais e/ou privados.
O contexto em que isso ocorria era o crescimento sem controle do trabalho enquanto mercadoria na sociedade capitalista. De um lado o Estado que tinha o “poder” de esmagar direitos dos trabalhadores, esses, por sua vez, sem ter a quem pedir apoiose sucumbiam nas necessidades básicas como saúde, moradia, educação e etc.
Diante da problemática a classe profissional em questão se mobilizou diante de tais demandas que cresciam desenfreadamente. Um novo olhar consciente deveria se efetivar, face o papel do assistente social a mediar problemas da sociedade civil no avanço da organização dos movimentos sociais.Partindo do pressuposto que o serviço social é interventivo e não executor das situações práticas que lhes são propostas, travou-se uma luta ( que por sinal ainda não se encerrou ) para conquistar um espaço de trabalho diferenciado diante do caos que se encontra a demanda das questões sociais. Para tanto, monta-se uma estratégia de trabalho organizando debates, reuniões, chamando os estudantesde, para o processo de reconceituação do Serviço Social e sua função frente a sociedade.
O profissional tinha no bojo dessas articulações, implantação de projetos que fossem de encontro ao anseio dos trabalhadores, que há muito vinham sem perspectiva de políticas publicas que visassem reduzir ao menos parcialmente a desigualdade social.
Através da luta de classes oServiço Social encontrava campo para sua atuação que reunia: qualificação com os avanços conseguidos na sua trajetória , (em especial de 1964-85), A partir da segunda metade da década de 80 do século passado os resultados foram mais visíveis e satisfatórios. Isso só se efetivou por intermédio de muitos estudos, alternativa de ações nas políticas sociais e movimentos sociais voltados a assegurar osdireitos dos cidadão diante de grandes distancias das sociedades menos favorecidas.
O serviço social te condições de organizar, planejar, coordenar e articular ações para o enfrentamento das desigualdades sociais e da questão social propriamente dita. Isso é mais que um dever ou descrição de cargo é um compromisso social.
No entanto quando se fala em Serviço Social aassistência social está interposta e as vezes são tidas na equação: serviço social = assistente social. Na tentativa de entender essa discussão e posicionar o profissional diante da sociedade. Cabe entender três conceitos básicos: Serviço Social, assitência social e política pública.

1 serviço social – atuação profissional

Conforme afirma a Wikipédia que é um portal público...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICO-METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL I
  • Fundamentos Históricos e Teóricos
  • Fundamentos histórico teórico metodológicos do serviço social i
  • Fundamentos históricos e teorico-metodológico do serviço social i
  • Fundamentos históricos teoricos, metodológicos do serviço social.
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
  • Fundamentos históricos e teóricos metodológicos do serviço social
  • Fundamentos históricos e teóricos-metodológicos do serviço social ii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!