Fundamentos históricos teórico- metodologicos do se

Páginas: 17 (4139 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013


RELATÓRIO CIENTÍFICO

Serviço Social no Brasil e Reconceituação

Introdução
Este relatório restringe-se no objetivo de abordar os temas sugeridos na ATPS de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social. E para melhordesempenho nesse processo de discorrer, sobre o relatório pré-citado, faz-se necessário entender o serviço social e o seu conceito; e posteriormente sua reconceituação bem como o seu objeto de trabalho. E para melhor desempenho da equipe quanto ao tema proposto, exaurimo-nos em pesquisas e informações da história geral como um todo. Dentre as informações que compete este relatório, está: a temática doserviço social do Brasil em paralelo com o filme Tempos Modernos; os apontamentos sobre mudanças; consequências do desemprego quanto a questão social; bem como a importância do conhecimento especializado. Posteriormente há uma reflexão sobre a questão da ajuda, por que ajudar? E como ajudar? Argumentaremos também sobre o processo de reconceituação do serviço social, bem como os problemas sociais:falta de habitação e desemprego.
Tempos Modernos (filme).
Em 1929 houve a grande depressão, foi um período de grande recessão da economia, e que perdurou por toda década de 1930. Embora os estados unidos já estivessem passando por um período de dificuldades, os efeitos da grande depressão foram sentidos no mundo inteiro.
Em 1936 oautor Charlie Chaplin lança no cinema o filme tempos modernos que retrata esse período, foram tempos de desemprego em massa, miséria, fome e desencantamentos. O sonho do capitalismo parecia ter chegado ao fim, justamente, naquele (EUA) que se acreditava ser o país da prosperidade ao alcance de todos, o berço da democracia moderna. Com base no filme vamos analisar sociologicamente vários temas:trabalho, solidariedade, racionalidade, controle, segurança, liberdade, democracia, desigualdade, violência entre outros. O homem tem seu emprego, mas é explorado e só lhe resta fugir dessa realidade opressora, buscando a felicidade no campo idealizada em uma bucólica vida de simplicidade que é retratada no filme, pela imaginação dos personagens que criam uma imagem do Paraíso, onde existe casa ecomida sempre ao alcance das mãos. Essa imagem idealizada estava longe da realidade, pois o campo foi o primeiro a sentir os efeitos da grande crise de 1929. O relógio é o abre alas do desfile de situações e reviravoltas extremamente pertinentes. Em seu momento histórico Carlitos aparece na linha de produção, onde os movimentos são repetitivos, rápidos, ritmados e precisos, mostrando seu corpo comose fosse também uma máquina, porém Carlitos sente os reflexos desse trabalho quase escravo, tendo um colapso nervoso.
Os intervalos de descanso são descontados do salário e, até para irem ao banheiro, os empregados batem o ponto, pois a empresa não paga pelos momentos em que eles não estão em seus postos.
Homens tratados como números, sem emoções, simples engrenagens naindústria que não pode parar. Além da automatização humana, Chaplin também critica a ganância, a busca pelo lucro cada vez maior, que torna as pessoas insensíveis diante do seu próximo e a máquina engole o homem, a sua dignidade e até sua vontade de viver. Em sua última cena, o filme reforça a ideia da busca da felicidade e esperança de alcançá-la. A garota desanimada quer desistir de tudo, mas seucompanheiro a estimula e o filme termina com ambos caminhando em uma estrada. Demonstrando aí expectativas positivas quanto à possibilidade da humanidade trilhar melhores caminhos.
Atualmente podemos observar, que as Questões Sociais, não diferem muito das que foram retratadas no filme, porque essas questões evoluem à medida que as desigualdades sociais também evoluem.
A questão social passa a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos históricos teóricos e metodologicos
  • Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos
  • Fundamentos Históricos e Teórico metodologicos I
  • fundamentos historicos teoricos e metodologico do Brasil
  • FUNDAMENTOS HISTORICOS TEORICOS METODOLOGICOS III
  • Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social i
  • FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICO-METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL I
  • Fundamentos Históricos e Teóricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!