Fundamentos históricos, teórico-metodológico do serviço social iii

Páginas: 9 (2108 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
[pic] [pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO GUAICURUS
CURSO SERVIÇO SOCIAL







FUNDAMENTOS HISTÓRICOS,
TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL III





CAMPO GRANDE – MS
21/11/2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO GUAICURUS
CURSO SERVIÇO SOCIAL







FUNDAMENTOS HISTÓRICOSTEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL III



Trabalho referente às Atividades de Práticas Supervisionadas, do 4º semestre do curso de Serviço Social, Disciplina: Fundamentos Históricos, teórico-metodológicos do Serviço Social III, na Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Pólo Guaicurus/MS. Sob orientação da Professora: Elaine Cristina VazVaez e Laura Marcia Rosa dos Santos.


CAMPO GRANDE – MS
21/11/2012


Serviço Social na atualidade

O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial.
Nesse cenário degrandes questões sociais, surgiram as bases estruturadoras do Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica.
O Serviço Social como conhecemos na atualidade teve origem no final do século XIX, quando se intensificou a passagem do capitalismo concorrencial para o seu estágio monopolista. Esseprocesso, segundo informa Paulo Neto (2001), foi caracterizado por significativos impactos na estrutura societária, decorrentes do recrudescimento das contradições surgidas nesse sistema.
Ao mesmo tempo em que se desenvolveu na Europa, seguindo concepções semelhantes, o Serviço Social também se desenvolveu nos Estados Unidos, que se tornaram o centro de referência do capitalismo, logo no iníciodo século XX. Tanto na Europa, quanto nos EUA, foram desenvolvidos esforços no sentido de viabilizar a profissionalização do Serviço Social.
Assim sendo, percebe-se que o Serviço Social desenvolvido na América não apresentava o mesmo perfil daquele promovido pela burguesia européia. Este, por sua vez, teve as suas formulações vinculadas ao pensamento sociológico-conservador, que tambématrelou-se à doutrina social da Igreja Católica.
‘Iamamoto (1998) assinala que o Serviço Social surgiu como uma das estratégias concretas de disciplinamento, controle e reprodução da força de trabalho. E seu papel era conter e controlar as lutas sociais.
Contudo, é importante informar que as duas primeiras décadas do século XX foram caracterizada por intensas lutas travadas entre as forças daorganização política e sindical dos trabalhadores e as forças constitutivas do capitalismo monopolista. Estas, apoiada pelo fascismo.
Nesse período da história da humanidade, vários movimentos surgiram, espalhando suas filosofias e princípios pelo mundo inteiro, refletindo, de certa forma, sob algumas ciências. Dentre esses movimentos, pode-se citar o movimento das mulheres, que espalhou-se por váriospaíses da Europa.

O processo de profissionalização do Serviço Social foi lento. Isto porque o mesmo foi produzido para atender aos interesses da burguesia, que tentava desarticular a classe operária, sacrificada pelas relações trabalho-capital.
Por outro lado, é importante também destacar que no Brasil, o Serviço Social teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela IgrejaCatólica objetivando recristianizar a sociedade.
Os marcos do surgimento do Serviço Social no país também coincidem com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações das áreas urbanas. Nesse contexto, constatou-se que era preciso controlar a massa operária e essa foi à primeira missão do Serviço Social no Brasil.
A situação econômica e social do país, vigente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos Historicos e Teorico-Metodologicos do Serviço Social III
  • Fundamentos históricos teórico-metodológicos do serviço social iii
  • Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
  • Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
  • Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social III
  • Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social iii
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
  • Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!