FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Páginas: 5 (1060 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Professoras: Elaine Rodrigues e Fátima Maria Neves
PEDAGOGIA – EAD - Ano letivo 2010
Acadêmico(a): EDILSON RUBENS RUIPERES SELANI - 65940
ATIVIDADE TEÓRICA
COM BASE NA LEITURA DO LIVRO 04 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL – REALIZE AS SEGUINTES ATIVIDADES:
1) Após a leitura e discussão, faça um fichamento detalhado do capitulo 6– O projeto de educação da modernidade e a constituição da identidade da nação na Primeira República (1889 – 1929) –
O projeto de educação da modernidade e a constituição da identidade da nação brasileira na Primeira República (1889-1929).
ROSSI, Ednéia Regina, O projeto de educação da modernidade e a constituição da identidade da nação brasileira na Primeira República (1889-1929). In: ROSSI,Ednéia Regina; RODRIGUES, Elaine; NEVES, Fátima Maria (Orgs.). Fundamentos históricos da Educação no Brasil: 2. Ed. Revisada e ampliada. Maringá: EDUEM, 2009. P. 89-102. (Formação de Professores – EAD, n. 4).
O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e livros relacionados ao tema. A autora divide seu texto em vários tópicos e o objetivo é refletir sobre o projeto da educação para oBrasil Republicano, período de 1889 a 1929.
Destaca nesse período o século de luzes, segundo ROSSI (2009, p. 91) “Do ponto de vista do Iluminismo, a liberdade exige a autonomia plena da razão perante lógicas externas.” A Primeira República marcou varias reformas da instrução pública, os resultados limitaram-se a cada estado ou escola. Acrescenta-se que nesse período surgem novas instituições e que asreformas partilharam a tarefa de profissionalizar, normalizar e sistematizar a escolarização das camadas populares. (ROSSI, 2009).
A autora destaca ainda assuntos como a função da escola na Primeira República, a escola primária e a constituição da identidade da nação brasileira, e conclui com uma nova instituição escolar primária para a República, aonde o educar escolar não apenas é diferentedo educar familiar, a forma escolar de educar se impôs às demais e alterou lentamente conceitos e práticas sociais.
Indicação da Obra: Estante de Livros Pedagógicos
Local onde se encontra: Prateleira do Quarto
2) Após a leitura atenta do capítulo 10 – História da Educação: construindo a escola cidadã, no estado do Paraná, de 1990 – escolha uma das citações que versam sobre o termo/tema“cidadania” e discorra sobre a mesma. Atente-se para as reflexões da autora.
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (VITA, 1989, p. 182, grifo nosso).

Cidadania, palavra derivada de cidade,estudada por Aristóteles, é melhor compreendida se pensarmos a cidade como o Estado. Desse modo entendida cidadania, é possível dizer que, todo cidadão, que integra a sociedade pluralista do Estado democrático, é senhor do exercício da cidadania, a qual, em síntese, é vocábulo que expressa um extenso conjunto de direitos e de deveres.
Esta idéia, de exercício de um vasto conjunto de direitos e dedeveres, consiste o conceito amplo de cidadania, cujo conteúdo, superior ao conceito estrito de cidadania, o qual é percebido unicamente como o exercício do direito e dever políticos de votar e de ser votado, só adquire pleno significado, no mundo contemporâneo, num Estado democrático de direito. E, normalmente, na atualidade, quando fazemos referência à cidadania, estamos falando de seu sentidoampliado.
Diante disso, percebe-se que, o conceito amplo de cidadania, está conectado e conjugado, porque encontra aí seus princípios básicos estruturantes, aos conceitos de democracia e de igualdade. O princípio de igualdade disciplina todas as atividades públicas e tem aplicação direta nas relações privadas, que ocorrem entre os particulares, impondo, para torná-lo real, a proibição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos históricos da educação no brasil
  • fundamentos historicos da educação no brasil
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
  • Fundamentos históricos da educação no brasil:
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
  • FUNDAMENTOS HISTORICOS DA EDUCAÇÃO
  • Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!