fundamentos filosóficos que permeiam a educação brasieira

2139 palavras 9 páginas
ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD

LETRAS

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Juazeiro
2013
JANAÍNA RAQUEL F. MENDONÇA – RA: 435517
DANIELA FERREIRA DE JESUS– RA: 419674
GEOVÂNIA SOUZA DA SILVA– RA: 7753648227
VALWELLINGTON ALVES DA SILVA LEITE – RA: 435767

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia- Importância da Filosofia, realidades diferentes na educação, Pierre Bourdieu no sistema educacional no Brasil, da Universidade Anhanguera Uniderp.
Orientadora: SHEILA MANUELA G. BORGES

Juazeiro
2013
1. A importância da Filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar.

A filosofia é extremamente ligada ao saber humano, essa disciplina é importante na formação da consciência crítica, reflexão e sobre os fundamentos do conhecimento.
A filosofia utiliza a razão para buscar as suas respostas excluindo os sentimentos e emoções, baseiam-se no questionamento, raciocínio, reflexão e visando assim uma nova visão da sociedade. É o modo de buscar a verdade exercitando o pensar, o relacionamento humano, a liberdade da mente, conhecer, arriscar, criar e descobrir novos conceitos. Uma das estátuas do escultor francês Rodin, denominada “Pensador” retrata bem isso, onde a escultura nua e solitária, de olhos fechados, sentado com o queixo apoiado no punho direito e o braço esquerdo descaído sobre o colo é tomado como símbolo da atitude reflexiva que particulariza a filosofia. Trata-se de um símbolo rico, mas controverso. O que a atitude de homem pensativo tem de positivo é a capacidade de se recolher sobre si mesmo para submeter ao seu próprio juízo a crítica da realidade que o

Relacionados

  • 2013 CiceroJoaoCostaFilho VCorr
    230527 palavras | 923 páginas