Fundamentos Filosofivos

1075 palavras 5 páginas
Curso: Licenciatura em Computação
Disciplina: Fundamentos Filosóficos
Professor: Gilvan Ferreira
Aluna: Maiza Oliveira da Cunha
Pólo: UAB Quixeramobim

Atividade 01

Quixeramobim/CE
Dezembro/2014

1. O que é filosofia da educação?
É tarefa da filosofia da educação contribuir para a intencionalização da prática educacional, a partir de sua própria construção em ato, como presença atuante na sociedade. Intencionalizar a prática educacional é dar-lhe condições para que se realize como práxis, como ação pautada num sentido, como ação pensada, refletida, apoiada em significações construídas, explicitadas e assumidas pelos sujeitos envolvidos. É por isso que se pode definir a filosofia da educação como o esforço para o desvendamento/construção do sentido da educação no contexto do sentido da existência humana, em sua totalidade.

2. Explique de que forma a antropologia filosófica, a epistemologia e a axiologia são necessárias para a reflexão e práticas educacionais.
Como reflexão filosófica, a filosofia da educação desenvolve sua tríplice tarefa: fundamentalmente como reflexão antropológica, epistemológica e axiológica.
Sua tarefa é buscar o sentido mais profundo do próprio sujeito da educação, ou seja, de construir a imagem do homem em sua situação de sujeito/educando. Como tal torna-se uma antropologia filosófica, buscando integrar as contribuições das ciências humanas.
Nessa tarefa, ela é, pois, reflexão eminentemente antropológica e, como tal, torna-se alicerce das demais tarefas que lhe couberem. Só que não basta dizer que cabe à filosofia da educação construir a imagem do homem que se propõe a educar. É que essa formulação pode nos induzir à idéia, tradicional em nossa cultura filosófica, de se desenhar uma essência do homem, seja a partir da metafísica clássica, seja a partir da própria ciência positiva.
Hoje, a filosofia da educação busca desenvolver sua reflexão levando em conta os fundamentos antropológicos da

Relacionados