fundamentos filosoficos do serviço social

Páginas: 5 (1169 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
IENSUL
Instituição Educacional a Distancia Norte Sul Ltda.
Curso: Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Filosóficos ao Serviço Social.




ATIVIDADE ESCRITA











Balsas-MA 2014

Aluna: Neurifran Silva Ribeiro









Relações Sociais e Questão Social na Trajetória Histórica do Serviço Social Brasileiro.Atividade escrita, apresentada á disciplina História do Serviço Social I, sobre orientação do professor especialista, Sérgio Smith para obtenção de nota.




SUMÁRIO

1. Introdução.............................................................................................04
2. Filosofia e Cidadania – Uma Investigação Sobre o Exercício daLiberdade...............................................................................................05
3. Serviço Social e a Prática: Relações e inserção........................................08
4. Conclusão..............................................................................................09
5. Referência Bibliográfica.........................................................................10INTRODUÇÃO


O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial.
Tal “revolução” facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novo perfil,deixando de lado seu aspecto concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societária.
Nesse cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases estruturadoras do Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica.
ServiçoSocial é analisar profundamente e de forma reflexiva as questões sociais na solidariedade humana.










Leonia Capaverde Bulla

Professora titular da Faculdade de Serviço Social da PUCRS, Mestre em Serviço Social pela Universidade Laval, Québec-Canadá; Doutora em Ciências Humanas-Educação, pela UFRGS e Pós-doutorado em Serviço Social e Gerontologia Social pela Universidade de Kassel,Alemanha.


Relações Sociais e Questão Social na Trajetória Histórica do Serviço Social Brasileiro.


O Serviço Social surgiu no Brasil na década de 30 no século XIX, nesta época registrava-se no Brasil uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo em direção ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais fortes também as relaçõessociais peculiares ao sistema social capitalista.
Quando se discute a questão social, dois elementos surgem com vigor: o trabalho e o capital. A resposta ao conflito destes dois elementos depende da maior ou menor importância dada a um ou outro desses elementos. Para compreendermos melhor essa problemática colocamos o trabalho humano no ponto central da questão, destacando as relações sociais, aexploração do trabalho pelo capital e todas as suas consequências para a vida do trabalhador.
A profissionalização do Serviço Social originou-se no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social. Para compreender as circunstâncias históricas ligadas ao surgimento dessa profissão no Brasil, estudou-se o contexto da época de sua criação no País, na década de 30 do séculopassado, considerando como eixo central da análise a questão social em seus aspectos econômicos, políticos e sociais. Nesse contexto, foi publicada uma série de medidas de políticas sociais, ao mesmo tempo em que o Estado conseguia a adesão dos trabalhadores, da classe média e dos grupos dominantes, donos do capital. Ao mesmo tempo o governo paulista adotava mecanismos de centralização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos Filosóficos no Serviço Social
  • Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social
  • Serviço social e seus fundamentos filosóficos e sociológicos.
  • CONCEITOS FILOSÓFICOS E O SERVIÇO SOCIAL
  • Os fundamentos do serviço social na contemporaneidade os fundamentos do serviço social na contemporaneidade os...
  • fundamentos do serviço social
  • Fundamentos Metodologica do Serviço Social
  • Fundamentos do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!