Fundamentos filosoficos da educação

Páginas: 18 (4281 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Nomes:
Sônia Cristina Ito de Moura (R.A 5531100476)
Edna Araujo dos Santos (R.A 5570136094)
Andréia Pedroso Lopes (R.A 5568131065)
Daiane Romano (R.A 5308955833)

Atividade Pratica Supervisionada (ATPS)
Entregue como requisito para conclusão da disciplinaPsicologia da Educação, sob a orientação do
professor-tutor a distancia
Claudia Maria de Souza Oliveira

Santo André, setembro de 2012.

Introdução
Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso critico e, consequentemente auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a Educação é a principal responsável pelastransformações da mesma. Deste modo, este trabalho visa pesquisar e compreender a importância e a contribuição da Filosofia para a Educação.
Iremos evidenciar nesta pesquisa as dificuldades de implantação da filosofia no currículo escolar, as desigualdades de uma sociedade em pleno XXI no âmbito escolar, e algumas consequências e desigualdades do sistema educacional.

Texto: “A Natureza daFilosofia e seu Ensino”
A Filosofia não é uma disciplina empírica, como a história ou a física. É uma disciplina a priori ou que se faz pelo pensamento apenas. Neste aspecto, a filosofia está mais próxima da matemática, que é também uma disciplina a priori.Apesar de a filosofia ser uma disciplina a priori, a informação empírica pode ser relevante em muitas das suas áreas.
A filosofia esta ligada aoutras matérias como a Biologia, por exemplo, que permite lhe dar resultados empíricos, porém precisa-se de um filósofo para defender o que se está sendo estudado. O argumento tem que ser filosófico porque as sua premissas fundamentais são a priori.
A filosofia é inevitável, qualquer argumento que vise refutar a filosofia é auto-refutante porque nunca será um argumento científico, mas simfilosófico. A filosofia não é uma invenção ociosa de problemas fantasiosos porque mesmo para mostrar que alguns problemas da filosofia são pseudoproblemas é preciso argumentar filosoficamente. Compreende-se agora um pouco melhor por que razão tantas vezes se foge da filosofia para a história da filosofia.
Em história da filosofia procura-se, antes, explicar cuidadosamente o pensamento de um dadofilósofo, como Kant ou Peter Singer, sobre este tema. E agora as metodologias já são claramente reconhecíveis como aceitáveis do ponto de vista do cientismo porque são metodologias empíricas: trata-se de interpretar documentos, cotejar fontes, confrontar comentadores. Esta substituição da filosofia pela sua história tem um aspecto irônico e até divertido. Em filosofia não há métodos formais de provas.
Háproblemas em aberto em todas as disciplinas, mas no caso da filosofia temos muitíssimos mais problemas em aberto do que resultados consensuais. É importante compreender o que significa dizer que a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto. Isso não significa que não há resultados, há as diferentes idéias defendidas pelos diferentes filósofos. Também não significa que não háalguns resultados consensuais em filosofia, também há mas esses são concensuais, ou seja, consistem sobretudo em resultados negativos ou transversais. E também defender que a filosofia é fundamentalmente uma disciplina em aberto não é necessariamente o prelúdio de um elogio ao permanente questionamento sem rumo, ao amor pelo questionamento em si, desprezando resultados como os das ciências, que nospermitem andar de avião, por exemplo.
É importante declarar que o caráter aberto da filosofia em nada diminue o seu valor cognitivo ou social ou sua importância social. As instituições de ensino estão preparadas para ensinar os resultados consensuais substanciais das diferentes disciplinas aos estudantes, mas atualmente a solução habitual é substituir a filosofia por outra coisa qualquer....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentos filosóficos da educação
  • Fundamentos Filosoficos da Educação
  • fundamentos filosóficos da educaçao
  • fundamentos filosoficos da educação
  • educação e fundamentos filosoficos
  • FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
  • ATPS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!