fundamentos filosoficos da educação

Páginas: 8 (1995 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP – RIO CLARO/SP

CURSO: Pedagogia – 1º Semestre
DISCIPLINA: Filosofia da Educação
ATIVIDADE: Fundamentos Filosóficos da Educação.

PROFESSOR TUTOR DE ENSINO A DISTANCIA: Valeria Carnahyba
PROFESSOR DE ENSINO A DISTANCIA: Maria Mariciane Moraes Nunes












Rio Claro, 23 de Setembro de 2013.

Aluna
Aluna:
Aluna:
Aluna:

ENSINAR OUALIENAR?
Indústria Cultural é um termo conhecido desde 1947 com a obra de Adorno e Horkei-mer que tinham a intenção de mostrar que quando nos preocupamos unicamente com a relação de troca de mercadorias a cultura acaba de dissolvendo, perdendo seu valor.
A indústria Cultural tem cada vez mais espaço, está praticamente tomando conta da escola. Usando como ferramentas a televisão, por exemplo, quealiena às pessoas e as trans-forma em consumistas, tentando mostrar como as pessoas devem pensar, ou agir.
A escola deveria ajudar seus alunos a pensar de forma critica não aceitando tudo o que esta sendo imposto ali, pois devemos não apenas formar para o mercado de trabalho, é isso que a indústria quer, mas a escola também tem o dever de formar pessoas que pensam, e expõe sua opinião.
Outra formada Indústria Cultural que invade a escola é o material didático que é man-dado como forma de modernização, mas que infelizmente limita os professores, pois definem o que tem que ser ensinado, não dando a liberdade necessária para o profissional, limitando sua criatividade. A perda com isso é enorme, pois o aluno não aproveita o conteúdo que o professor poderia lhes oferecer. O profissional acabatendo que cumprir obrigações, e é ai que esta o grande problema aceitar as ordens sem questioná-las.
As grandes editoras têm contribuído também na fabricação de consumidores, com ma-térias atraentes, com agendas, cadernos com principais personagens do momento, esquecendo-se do verdadeiro valor destes materiais, pois estão preocupados em vender seu produto, em ter lucros e deixando a educação cadavez mais abandonada.
Podemos concluir que não basta apenas transmitir conhecimentos, a educação tem que se adaptar a cada indivíduo, transmitir realmente conhecimento histórico. Para não deixar que ela se torne apenas uma presa da situação social existente.


BOURDIEU E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE.
Segundo Bourdieu, as estratégias de reprodução social, entendidas como um sistema depraticas consciente e inconsciente, através das quais os agentes procuram conservar ou aumentar o seu patrimônio, tendo por objetivo manter ou melhorar a sua posição no espaço social, depende do volume global capital familiar (capital econômico, cultural e social) da estrutura desse patrimônio e do estado do sistema dos instrumentos de reprodução.
As estratégias aplica-se em diferentes momentosdo ciclo da vida, segundo um proces-so irreversível e cronologicamente articulado. As estratégias podem ser de vários tipos: de fecundidade, matrimoniais, educativas, econômicas e mesmo simbólicas ou de socio-Diceia, estas ultimas próprias das classes dominantes visando legitimar o fundamento da sua domina-ção.
Bourdieu defende as camadas das classes sociais, a classe social vem tradicionalmentedas camadas socioeconômicas, isto é, dividindo a sociedade segundo renda e propriedade de capital. Bourdieu defende a existência de diferenças culturais entre as classes sociais, o que revela mais obstáculos que os econômicos, e que a propriedade real apenas é uma parte do conceito de classes. As diferentes classes criam diferentes culturas que dificulta a ascensão dentro do sistema de classes,Bourdieu chama isto “o capital simbólico” porque as estruturas de poder são construídas por símbolos. O valor da pessoa é sinalizado pela formação, titulo e outros símbolos que dão uma posição na sociedade.
Outro ponto central é o trabalho do próprio movimento de solidariedade e o cuidado necessário para não contribuir á reprodução das estruturas de classes, que nem sempre é tão fácil. Por isto é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos filosoficos da educação
  • fundamentos filosóficos da educação
  • Fundamentos Filosoficos da Educação
  • fundamentos filosóficos da educaçao
  • educação e fundamentos filosoficos
  • FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
  • ATPS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!