Fundamentos filosóficos da educação

Páginas: 18 (4303 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2011
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
De acordo com Adam e Starr (apud COLOMER, 2002,p.29): entende-se por leitura a capacidade de entender um texto escrito.
O significado de um texto não esta na soma de significados de palavras que compõem, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferirde forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto.
Assim, ler é mais que um simples ato de decodificar, é antes de tudo um ato de raciocínio.
Para entender o significado do texto, o leitor tem de elaborar uma interpretação global deste ao longo de sua leitura. A compreensão é a finalidade natural de qualquer ato habitual de leitura, não é fácil para ninguém ler umtexto sem conseguir construir uma interpretação.
A leitura é um fator importantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como um processo passivo. Longe disso, pois exige a descoberta e recriação, pois o leitor além de partilhar e recriar referencias de mundo, transforma-se num produtor de acontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica.(VALENTINI, 1999, P.63)A leitura tem uma dinâmica que é instável, sentimos necessidade de ler sempre e as necessidades nos impulsionam a procurar diferentes tipos de leitura, na tentativa de encontrar soluções para as situações que se apresentam no cotidiano.


O conceito de leitura tem sido muito discutido, uma vez que se tornou tema de interesse de pesquisadores em muitas áreas, como a linguística, a Psicologiado desenvolvimento e a História, entendemos que ler é construir significados, ou seja, a leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita, sendo um sujeito ativo que interage com o texto.
À medida que avançamos pelos parágrafos, vamos realizando uma grande quantidade de operações mentais, de modo que possamos continuar a leitura, caso as barreiras pareçam por demaisdifíceis, recorremos a outro texto, que nos sirva de ´´facilitador``, ou a uma outra alternativa que nos pareça melhor. Faremos uso, assim, de um conjunto de estratégias de leitura.
À medida que lemos, articulamos as informações, de modo a estabelecer nexos explicativos que levem à construção de um sentido para o que se lê sem nos darmos conta, realizamos uma série de operações mentais de checagem deleitura: avaliamos se nossos pressupostos quando iniciamos a leitura se confirmam ou não, procuramos captar qual é a linha de argumentação do autor, qual a ligação de um parágrafo ou capítulo com o outro, o que ele está pretendendo demonstrar, etc.
Certamente, porém, as competências adquiridas nas experiências de leitura conferem aos leitores um repertório de estratégias dentre as quais serápossível escolher aquela que parece mais conveniente para enfrentar as dificuldades apresentadas em uma nova situação.

Como atividade significativa que é, a leitura não pode ser entendida sem que se leve em consideração a participação do individuo enquanto possuidor de uma história individual e singular. História que faz diferença quando do seu encontro com o texto e que favorece o surgimento deinferências marcadas pela ativação de um contexto o qual alude a sua memória cognitiva.
Acredita-se, portanto, que a compreensão de leitura não é apenas, pelas marcas gráficas do texto, mas, sobretudo, pelo que estas marcas têm a dizer e pelo modo como o leitor apreende e interpreta a intenção pretendida pelo autor. Defende-se, ainda, que esta interpretação ocorre no momento da interaçãoleitor/autor, gerando sentidos que variam de acordo com o leitor e com a natureza da interação.
É nessa perspectiva que se toma a leitura como um processo inferencial e cognitivo, ativado a partir da intrincada relação entre leitor, texto e contexto. É preciso, pois, argumentar quanto à importância de se contemplarem essas três vertentes, quando da elaboração de uma classificação de inferências e de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos filosoficos da educação
  • fundamentos filosóficos da educação
  • Fundamentos Filosoficos da Educação
  • fundamentos filosóficos da educaçao
  • fundamentos filosoficos da educação
  • educação e fundamentos filosoficos
  • FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!