Fundamentos filosóficos da educação

Páginas: 30 (7371 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
Filosofia
Plano de Aula  Ensino Médio
Pergunte aos alunos se a felicidade é apenas um estado de espírito
Bases Legais
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Conteúdo
Atitude filosófica e vida cotidiana
Objetivos 
Debater sobre a construção de uma imagem de felicidade criada pela indústria do consumo
Conteúdo relacionado
REPORTAGEM DA VEJA:
* Uma definição de felicidade
Introdução 
Abusca pela felicidade é uma atitude recorrente em nossas vidas. Fazemos (quase) tudo para realizar velhos sonhos, conquistar espaços, buscar reconhecimento, suprir carências – enfim, ser felizes. Mas há o reverso da moeda: para muita gente, atingir tal estágio virou uma espécie de dolorosa obrigação. Esse fenômeno inusitado, apontam os especialistas, deve-se principalmente às imagens de felicidadeideal produzidas pela chamada indústria do consumo. Elas nos induzem a estados de alegria, mesmo que estejamos tristes, insatisfeitos com nosso trabalho, nossas vitórias, nossa vida. Para Stephen Kanitz, colunista de VEJA, ser feliz é tentar alcançar os próprios sonhos – e fazê-lo com a consciência das limitações que cada um de nós tem nessa empreitada. Kanitz também recorre a balões comometáforas da alegria e, como exemplos a ser repensados, cita jovens que querem salvar o mundo prematuramente e executivos que sofrem da “fossa do bem-sucedido”. Leia com a turma o artigo da revista e explore este roteiro de aula. Eles permitem discutir como o conceito de felicidade mudou ao longo do tempo. Deixe claro que a lição será marcada por muitas perguntas e poucas respostas, como pede um bombate-papo filosófico. 

Leve para a classe CDs com canções que exaltam a felicidade – ou lamentam sua ausência. Tom Jobim, Vinícius de Morais e Lupicínio Rodrigues estão entre os artistas que abordaram o tema. Divida a turma em equipes. Cada grupo deve receber uma cópia dos quadros apresentados nestas páginas. 

Execute trechos das músicas pré-selecionadas. Em seguida, proponha que os alunosescrevam, sem se identificar, seus conceitos pessoais de felicidade. Troque os textos entre eles. Há definições muito díspares? Em que as respostas se assemelham? Recorra também ao futebol como metáfora da felicidade. Fale das sensações de euforia, alegria e, em diversos casos, frustração que acompanham os torcedores de times rivais. Como os garotos se comportam frente aos resultados das partidas? E asmeninas, a que situações costumam reagir de modo tão extremado? 

Atividades 
Oriente a leitura do ensaio de VEJA e diga que uma mesma condição pode gerar grande felicidade para alguns e igual tristeza para outros. Destaque os jogos de palavras do texto – inflando, desinflando, erro, acerto – e explore a passagem que menciona o jovem idealista que quer mudar o mundo com o que aprendeu noprimeiro ano da faculdade. Os estudantes conhecem alguém assim? Exiba a ilustração da página abaixo e aponte os principais estereótipos que o personagem sugere. Estimule a turma a comentá-los. 

Pergunte que profissão cada um dos alunos deseja seguir e o que pretende fazer para alcançar tal objetivo. O que parece mais importante: dedicar-se a uma atividade que renda dinheiro de imediato ou concretizaro sonho profissional mais precioso, mesmo que isso demande muito tempo? 

Fale sobre o que a sociedade nos impõe como requisitos necessários para obter a felicidade. Os jovens se sentem influenciados, por exemplo, por imagens difundidas pela publicidade televisiva? Lembre que uma das situações mais clássicas é a que apresenta uma família contente durante o café da manhã – um ícone típico dosanúncios de margarina. Todo mundo dispõe de meios para experimentar esse padrão de satisfação? Até que ponto o modelo proposto pela propaganda é original? Ele espelha desejos coletivos? As respostas devem permear noções de sucesso profissional e financeiro. Segundo os jovens, vale a pena um indivíduo sacrificar ideais e vocações para sujeitar-se a determinados tipos de trabalho em troca de bons...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos filosoficos da educação
  • fundamentos filosóficos da educação
  • Fundamentos Filosoficos da Educação
  • fundamentos filosóficos da educaçao
  • fundamentos filosoficos da educação
  • educação e fundamentos filosoficos
  • FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!