Fundamentos filosóficos da educação

Páginas: 9 (2059 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO





Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera- UNIDERP.



















Taubaté/SP
2012


ANatureza da Filosofia e o Seu Ensino

A filosofia diferencia-se de outras disciplinas por não haver concordância de opiniões, trabalhando com coisas concretas, utilizando a razão em suas discussões. Com a existência de vários filósofos, ficou ainda mais difícil compreender a disciplina, pelo fato de a filosofia estimular o pensamento e a discussão, porém não atingir resultados concretos.
Afilosofia é importante na formação de uma pessoa. A mesma leva o indivíduo a pensar e não apenas absorver um conhecimento já pronto, essa disciplina sai do foco das instituições de ensino.
Ao contrário da filosofia o cientismo consiste na idéia que uma disciplina assim como a matemática precisam de resultados substanciais definitivos ou quase definitivos. As instituições de ensino são direcionadas aensinar resultados concretos, pois a ausência dos mesmos levanta problemas importantes. Por exemplo, não saber o que há para ser ensinado, as diferentes teorias dos filósofos, as competências e conteúdos centrais da disciplina.
A filosofia é baseada na experiência e não apenas no estudo. É um modo de pensar, ter uma postura diante do mundo. Nessa disciplina não é necessário o uso de laboratório,neste aspecto a filosofia aproxima-se da matemática, mas se utilizamos o cientismo, indicara que apenas a matemática é uma disciplina “a priori ’’. Isso acontece pela falta de resultados consensual de filosofia, não existe qualquer método formal de prova.
Um dos problemas da filosofia é não recorrer a estudos que utilizam métodos empíricos nem formais. Não devemos interpretar que essa disciplina éformada por concretos, e não de realidade extra conceptuais, ou seja, a filosofia dedica-se à concepção de realidade e não de própria realidade.
Na tentativa de solucionar os problemas de filosofia, os filósofos apresentaram teorias, que podemos chamar também de teses, perspectivas ou até filosofar. Podemos utilizar qualquer uma dessas denominações, mais o importante é saber que falemos deidéias que os filósofos defendem, diferenciando isso dos problemas propostos dos argumentos que usam. Nesta disciplina os argumentos são muito mais visíveis principalmente porque não existe teorias consensuais. Se não ensinamos a filosofia corretamente o estudante pode ter uma concepção errada sobre a mesma, pode pensar que é apenas uma rapsódia de teorias diferentes umas das outras.
Ao lecionarfilosofia temos que saber que a mesma é um conjunto de problemas, teorias e argumentos. Não adianta substituir o historicismo pelo encilopolismo filosófico. O que temos que fazer é entender melhor que não podemos nos limitar ao “saber que’’ temos de ter também em vista “saber como’’. Só ensinamos essa disciplina praticando, o indivíduo tem que ser estimulado e que dado por si nos problemas, teorias eargumentos de filosofia. Se o estudante não aprender a filosofia corretamente, o resultado será meras opiniões de senso comum quando ocorrer uma questão genuinamente filosófica. É importante a leitura de textos filosóficos com o objetivo de saber se o filósofo tem razão ou não e por quê. Os instrumentos filosóficos são de suma importância para essa leitura ativa acontecer. Por outro lado o domíniodos instrumentos críticas da filosofia não são o bastante, e também necessário que haja a informação teórica relevante.
Na sociedade de cultura autoritória em que vivemos não estamos acostumados a filosofar, por isso, acutamos as ideais dos filósofos como autoridades absolutas, não reformulamos e não criamos novas ideais, apenas aceitamos. O trabalho acadêmico com relação a filosofia em tal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos filosoficos da educação
  • fundamentos filosóficos da educação
  • Fundamentos Filosoficos da Educação
  • fundamentos filosóficos da educaçao
  • fundamentos filosoficos da educação
  • educação e fundamentos filosoficos
  • FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!