FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Páginas: 10 (2477 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013



FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO




CURITIBA 2013







FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO APRESENTADO A UTA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 2º FASE


TUTOR: EDMAR BATISTA
CENTRO ASSOCIADO: CURITIBA





SUMÁRIO






INTRODUÇÃO.....................................................................................................1DESENVOLVIMENTO.........................................................................................2
ATIVIDADES ......................................................................................................6
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................8
A FORMAÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA HISTORICO-ONTOLÓGICA..10BIBLIOGRAFIA.................................................................................................11
















INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade apresentar por meio de um estudo elaborado algumas correntes filosóficas que evoluem desde o século V a.C.
Será abordado um breve relato sobre a história da filosofia e de alguns autores, e um estudo aprofundado sobre as teorias filosóficas queinfluenciaram o tempo antigo e influencia nossa sociedade nos dias atuais, tais como, o pensamento grego antigo, pensamento medieval, filosofia moderna, naturalismo, iluminismo, o positivismo de Augusto Comte e Émile Durkheim, o materialismo dialético de Marx e Engels e a fenomenologia e suas relações com o existencialismo e o estruturalismo.

















DESENVOLVIMENTOFundamentos filosóficos da educação


A filosofia é um saber específico e tem uma história que já dura mais de 2.500 anos. A filosofia nasceu na Grécia antiga. Mas a filosofia não é compreendida hoje apenas como um saber específico, mas também como uma atitude em relação ao conhecimento, o que faz com que seus temas, seus conceitos e suas descobertas sejam constantemente retomados.
Podemos chamarde Filosofia Medieval a filosofia que se desenvolveu na Europa durante a Idade Média (entre os séculos V e XV). Como este período foi marcado por grande influência da Igreja Católica nas diversas áreas do conhecimento, os temas religiosos predominaram no campo filosófico.
A Filosofia Moderna corresponde ao pensamento desenvolvido da metade do século XV ao final do século XVIII. O que chamamos dementalidade moderna advém das transformações culturais, sociais, religiosas e econômicas que ocorreram na Europa deste período. O maior dos filósofos contemporâneos leva a filosofia a uma orientação idealista, tornando-a subjetiva e imanente. Sobre esta base deficiente, o gênio brilhante de Kant construiu uma filosofia abrangente que influenciou boa parte dos filósofos posteriores, inclusivemuitos dos filósofos cristãos que tentaram explicar a revelação de Deus através destes princípios idealistas.
O filósofo alemão Immanue Kant responde à questão de como é possível o conhecimento afirmando o papel constitutivo de mundo pelo sujeito transcendental, isto é, o sujeito que possui as condições de possibilidade da experiência. O que equivale a responder: "o conhecimento é possível porque ohomem possui faculdades que o tornam possível". Com isso, o filósofo passa a investigar a razão e seus limites, ao invés de investigar como deve ser o mundo para que se possa conhecê-lo, como a filosofia havia feito até então.

Mas quais são exatamente, segundo Kant, estas faculdades ou formas a priori no homem que o permitem conhecer a realidade ou, em outros termos, o que são essas taiscondições de possibilidade da experiência.
Os naturalistas acreditavam que o indivíduo é mero produto da hereditariedade e seu comportamento é fruto do meio em que vive e sobre o qual age.
A perspectiva evolucionista de Charles Darwin inspirava os naturalistas, esses acreditavam ser a seleção natural que impulsionava a transformação das espécies.
Assim, predomina nesse tipo de romance o instinto, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos filosoficos da educação
  • fundamentos filosóficos da educação
  • Fundamentos Filosoficos da Educação
  • fundamentos filosóficos da educaçao
  • fundamentos filosoficos da educação
  • educação e fundamentos filosoficos
  • FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!