FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Páginas: 14 (3491 palavras) Publicado: 23 de maio de 2015














































































SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................3
2.1 Contabilidade eCiência..........................................................................................3
2.2 A nova contabilidade no Brasil após Lei nº 11.628 de 2007..................................5
2.3 O comparativo entre o mercado consumidor no período das teorias Clássicas e científicas e período atual, influenciando a globalização.............................................7
2.4 Aspectos Econômicos no Cenário da Globalização e as Mudanças no Ambientede Negócios..................................................................................................................9
2.5 Sociedade dos Produtores versus Sociedade de Consumidores........................10
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................13
4 REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS.......................................................................14





































1 - INTRODUÇÃO

Conforme a modernidade vai surgindo, o mundo sente a necessidade de evoluir, porém essa evolução muda à maneira de interpretar o mundo. O aumento do consumo e a maneira de consumir mudam conforme ocorre à globalização. A civilização sente cada dia mais a necessidade de consumir e não se prendem a essesprodutos consumidos, marcando um fim dos padrões, da estabilidade, da segurança e das certezas. O pós-moderno modificou os tipos tradicionais de ordem social, trazendo a tona o tempo de indefinições, de medo e de insegurança.


2 - DESENVOLVIMENTO 


2.1 – CONTABILIDADE E CIÊNCIA


A contabilidade é uma ciência muito antiga. Estudos arqueológicos sobre a civilização mostram que se trata de uma ciênciatão antiga quanto à humanidade e que sua existência data aproximadamente há 4.000 anos A.C. Naquele tempo os humanos já manifestavam a percepção da existência de uma conta primitiva que foi a semente de todo um vasto conhecimento que se desenvolveu ao longo dos tempos, nascendo assim o conhecimento contábil.
Com o surgimento da agricultura e o desenvolvimento as irrigações nas cidades ocorreram ànecessidade de outras atividades como o comércio e a manufatura. Desta forma os governantes foram enriquecendo e escribas começaram a ser treinados para controlar suas riquezas.
No período neolítico, com o surgimento de diferentes classes, os governantes sentiram a necessidade de padronizar os símbolos, pois um símbolo qualquer não poderia ter varias interpretações, precisava ter um significadoespecífico. Surgiu assim o pictograma tornando-se isso o início da escrita.
Com o passar do tempo, os signos foram simplificados e deixaram de ser representados em paredes, tetos e solos das grutas para se tornar uma escrita racional feita em plaquetas de argila com um estilete em forma de cunha, daí o nome de escrita cuneiforme. A escrita contábil foi o inicio da escrita comum.
Antes do surgimento damoeda, o povo mesopotâmio já escriturava as contas em valor, tendo como referência a prata e o cobre. Essa civilização foi responsável pelo surgimento de controle de débito e crédito, apuração de saldos e fatos patrimoniais. 
Conforme a evolução histórica ocorria, a contabilidade ia se aprimorando. O surgimento da moeda, da escrita, o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento sociopolítico esociocultural de cada época influenciaram no desenvolvimento da ciência contábil. A complexidade das atividades econômicas fez com que o homem sentisse a necessidade de aperfeiçoar a contabilidade.
A evolução da contabilidade foi lenta e por milênios a história da contabilidade é a própria história da conta
A conta primitiva era simples e sem muitas informações, conforme os números foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da contabilidade
  • fundamentos da contabilidade
  • fundamentos de contabilidade
  • fundamentos da contabilidade
  • fundamentos da contabilidades
  • Fundamentos da contabilidade
  • Fundamento da contabilidade
  • Fundamentos da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!