fundamentos do teexto literário

800 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO UFC VIRTUAL
CURSO: LETRAS
DISCIPLINA: TEORIA DA LITERATURA I
Prof.ª MS. FERNANDA DINIZ
ALUNO (A): GABRIELE DE SOUSA RODRIGUES - 0420192

FUNDAMENTOS DO TEXTO
LITERÁRIO

Fortaleza - CE
Março - 2014 A literatura se modifica conforme seu tempo, o que se faz afirmar que a linguagem da literatura dá voz e imagem a figuras e momentos marcantes em cada pontos importantes de sua época. Conforme AGUIAR E SILVA, o conceito de literatura é o conjunto de obras que se particularizam e ganham feição especial quer pela sua origem, quer pela sua temática ou pela sua intenção: literatura feminina, literatura de terror, literatura revolucionária, literatura de evasão, etc. Foi nos dado 7 texto literários de Mário Quintana, textos estes do Caderno H, para que possam ser comentados conforme sua forma e seu contudo. Os textos são:
Texto 1: A IMAGEM E OS ESPELHOS (p. 58)
Texto 2: ENTOMOLOGIA (p. 177)
Texto 3: TRÁGICO DILEMA (p. 39)
Texto 4: NÃO DESPERTEMOS O LEITOR (p. 52)
Texto 5: A BORBOLETA (p. 19)
Texto 6: PARÁBOLA? (p. 9)
Texto 7: A FACE E O ESPELHO (p. 77)

Quando o texto 1 (A IMAGEM E OS ESPELHOS) fala que devemos buscar a coisa em si, ele implica que devemos olhar para dentro de nós mesmos afim de buscar algo dentro de nós, algo que possa se refletir e ser refletido, como forma de exemplo não para os outros mas para nós mesmos, nossa própria visão. Trás a pessoalidade, uma forma de transformar a imaginação, render-se a ela, fazendo com que a abstração seja transportada à sua imagem. Ele diz que tudo que ele toca se transforma nele, essa foi a forma que ele encontrou de dizer claramente que ele é um ser que transforma a realidade em imaginação, que dela parte a transformação em tudo que ele quer e como ele quer.
O texto 2 (ENTOMOLOGIA), dá referencia a uma borboleta quando trazemos para o mundo real, é um ser livre que representa a liberdade,

Relacionados

  • monografia a importancia da leitura nas séries iniciais
    11841 palavras | 48 páginas