Fundamentos do motor elétrico cc

Páginas: 8 (1893 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Título: Fundamentos do motor elétrico cc

Relatório nº 01 – Laboratório de Máquinas Elétricas
Hugo Rossa e Thiago Araújo
Universidade Federal do Maranhão/Departamento de Engenharia de Eletricidade,
São Luís, Brasil.

INTRODUÇÃO
Neste relatório visaremos descrever os passos realizados nos experimentos laboratoriais sobre o motor de corrente de corrente contínua. Realizamos e colhemosinformações qualitativas de diversos experimentos com o motor, observando desde sua variação de sentido de rotação, velocidade e efeitos como mudança de posição das escovas e alteração das magnitudes dos campos estatórico e rotórico.
I. EXPERIMENTO: EFEITO DA POSIÇÃO DAS ESCOVAS E DIREÇÃO DE ROTAÇÃO, CARGA EM MOTORES CC
A. Efeito da posição das escovas no funcionamento do motor:
O objetivo destaprimeira parte é mostrar como a posição relativa das escovas pode influenciar diretamente na velocidade do motor de corrente contínua, bem como na magnitude da corrente de armadura que ele requer para funcionar. Para isso, fizemos uma montagem do motor cc sobre uma plataforma usando para isso um imã permanente como circuito de campo e alimentamos as escovas do motor com corrente contínua.
1)Resultados: Ao movimentar-se as escovas, mudando sua posição, notou-se que a velocidade do motor e a corrente de armadura também sofriam variações: quando deslocava-se a posição das escovas para a esquerda em relação à posição original (de aproximadamente 90°) a corrente de armadura aumentava e a velocidade do motor tendia a zero; à medida que movimentava-se para a direita em relação à posiçãooriginal até aproximadamente 90° o motor atingia sua velocidade máxima com a menor corrente de campo. Isso pode ser explicado pelas equações básicas do motor de corrente contínua, a saber:
\* MERGEFORMAT ()
\* MERGEFORMAT ()

note que a tensão de armadura, , é mantida constante usando um varivolt, enquanto que a tensão gerada, , varia proporcionalmente à velocidade do motor.Pode-se reescrever agora a equação (1) como:
\* MERGEFORMAT ()
Assim, à  medida que se movimenta as escovas, muda-se a posição relativa dos dois campos, rotórico e estatórico, de tal modo que o campo resultante tem magnitude também variada. Se conseguirmos uma posição em que o alinhamento entre os dois seja de 0° ou 180° então não haverá campo girante resultante e consequentemente ωm, a velocidadede rotação será zero. Isso resulta, pela equação (3) em:
\* MERGEFORMAT ()
que é a corrente de armadura máxima, oriunda apenas do efeito da resistência do enrolamento de armadura. O contrário é também válido e, portanto, ao movimentar-se as escovas tal que se consiga aproximadamente 90° entre os campos, então a velocidade será máxima e, pela lei de Faraday, a tensão gerada também, o que resultana corrente de armadura Ia mínima.
B. Mudança no sentido de Rotação do Motor CC
Este experimento teve como objetivo verificar a mudança de rotação do motor com a mudança de posição das escovas. Assim, com a montagem feita no experimento anterior, fixou-se a tensão de armadura em 13 V e moveram-se as escovas de 180° para esquerda e para direita.
1) Resultados: Ao girar-se as escovas atéconseguirmos atingir a posição de alinhamento dos campos, o motor para. A partir daí o motor passa a girar em sentido contrário, pois os campos estarão tendendo a se alinhar em sentido oposto. Esse efeito é observado também para a velocidade que é máxima em sentido oposto em aproximadamente 180°. Ou seja, fundamentalmente, mudou-se a orientação relativa do campo magnético e da MMF de armadura.
C.Carregando o motor a ímã permanente
Esta etapa do experimento teve como objetivo verificar os efeitos do carregamento do motor CC. Assim, alimentou-se o circuito de armadura com 12 V e posicionaram-se as escovas do motor para que sua velocidade fosse máxima. A partir daí, com uma borracha, freou-se o motor vagarosamente até que sua velocidade chegasse a zero.
1) Resultados: Com o aumento da força...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motor elétrico CC CA
  • motor cc
  • Motor CC
  • motor cc
  • Motores CC
  • Motor cc
  • Motores CC
  • motor cc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!