Fundamentos de Metodologia da Lingua Portuguesa

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014





FUNDAMENTO E METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA.











ESCOLA:
PROFESSOR:
ALUNA: _________________________________________________
DATA: ____/____/____.





CONHECER A INTERTEXTUALIDADE E LEITURA


















Cachoeira da Piriá
2014









FUNDAMENTO E METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA.

INTERTEXTUALIDADE
Pode- sedefinir a intertextualidade como sendo a função de um texto, imagem ou propaganda a partir de outro algo já existente. Dependendo da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida. A intertextualidade ocorre em diversas áreas de conhecimento.
Leitura e um processo de compreensão de algo que esta ao alcance dos nossos sentidos e dasnossas emoções. Sendo assim, a leitura do mundo que fazemos desde a tenra idade antecede a nossa leitura da palavra, (Freire 1990), “lemos” as imagens, os odores, as texturas, as formas, as cores e os sons que compõem o nosso mundo, a nossa vivencia e as nossas experiências (Freire, 1998).
A leitura do nosso mundo em que estamos inseridos e que nossa percepção experimenta faz aumentar nossacapacidade de entender os fatos que ocorrem ao nosso redor. Essa capacidade de entendimento e interpretação tenderá a crescer à medida que aumentamos também o nosso espaço de mundo. Para termos a leitura de texto qualquer, necessitamos s de uma gama de processo fisiológicos, pscicocognitivo e de nossa socialização primaria. Nos processos fisiológicos temos, por exemplo, o abrir dos olhos, a memoria eoutros aspectos fundamentais. No tocante no processo psiccognitivo, temos principalmente a decodificação e compreensão do material escrito.
Segundo Kleiman (1998) A criança não começa a aprender a ler e escrever somente quando entra na escola; a construção da leitura e da escrita começa muito mantes, pelo menos aos três anos de idade (Franco 1995) à medida que nosso mundo se expande e nossa leituradas palavras se aprimora, os medos às fantasias os mitos e os sonhos irreais vão deixando de existir para da lugar ao real, que se faz presente a cada dia nos leitores. Quanto mais críticos formos no nosso ato de lei reler, mais construímos e estruturamos nossa cognição, com reflexo imediato de agir e pensar , criando um universo real e paralelo ao nosso universo(Conhecimento letrado).
A leituratorna-se um instrumento social de libertação de um povo, em especifico do povo Brasileiro, de fundamental importância para reconstrução de nossa sociedade, de conscientização dominante, que construiu (Brasil) o Brasil de cima para baixo, de forma autoritária. A leitura faz com que reinventamos em outros termos, libertando dessa amaras solitária, reflexiva e critica frente a realidade social emque vive e atua.” Ela passa a ser o elo entre as sociedades, conectando os homens com os diversos tipos de registros.
Ao experimentar a leitura o leitor experimenta um ato de compreender o mundo. Os alunos, por não terrem habito de ler, frequentemente acabam chegando as universidades com tal carência que custa a ser sanada.
Na atividade os leitores ativos, estabelecemos relação entre nossosconhecimentos anteriormente construídos e as novas informações contidas no texto fazem interferência, comparações, formulamos perguntas relacionadas com o seu conteúdo. Mais ainda processamos, criticamos, contamos e avaliamos as informações que nos são apresentadas, produzindo sentido para o que lemos, nós, leitores, recorremos a uma serie de estratégia na construção de sentido de um texto, dentre elas,as mais comuns são as estratégia de seleção, nas quais lemos apenas os índices uteis ( por exemplo, não precisamos ler a letra após o Q, porque sabemos que esta será o U).
Para que possamos realizar o processo textual, nós recorremos a três grandes sistemas de conhecimento: o linguístico, que abrange o conhecimento gramatical lexical; o enciclopédico, também chamado de conhecimento de mundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
  • FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA
  • Fundamento metodologia língua portuguesa
  • fundamentos de metodologia da lingua portuguesa
  • Fundamentos e metodologia do ens. da língua portuguesa
  • Fundamentos e metodologia da língua portuguesa
  • Fundamentos e Metodologia da Lingua Portuguesa
  • fundamentos e metodologia de lingua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!