Fundamentos de metodologia científica

Páginas: 11 (2509 palavras) Publicado: 20 de maio de 2011
Fundamentos de Metodologia Científica – Capítulos Três e Quatro

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. São Paulo: Atlas, 2005.

____________________________________________________________

__________

Ciência e Conhecimento Científico

Para que possa ser possível entender o que é conhecimento científico é necessário primeiramente diferenciá-lo dos demais tipos deconhecimentos existentes, para melhor compreensão das diferenças entre os tipos de conhecimentos vigentes o texto propõe um exemplo; “desde a antiguidade um camponês, mesmo iletrado e/ou desprovido de outros conhecimentos”, sabe o que é preciso pra que um determinado tipo de cultura se firme até o ponto de sua colheita, sabe o solo se exaure quando nele é cultivado o mesmo elemento todos osanos, no mesmo local. Ainda na época dos feudos, o homem da terra já havia desenvolvido uma técnica na qual eram utilizadas três faixas do solo, fazendo-se o plantio em apenas duas delas, para que a terceira pudesse recuperar suas propriedades. A Revolução Agrícola tem seu início no século XVII, com a introdução “da cultura do nabo e do trevo, pois seu plantio evitava o desperdício de deixar a terraem pousio: seu cultivo ‘revitalizava’ o solo, permitindo seu uso constante” (pág. 75). Atualmente com o avanço das técnicas agrícolas é possível selecionar sementes, adubos e defensivos são químicos, controla-se insetos e ervas daninha de forma biológica, entre outros avanços.

O exemplo acima citado permite que sejam identificados dois tipos de conhecimento, o primeiro é o consideradoempírico, as técnicas usadas na antiguidade não foram desenvolvidas pelo conhecimento sobre composição do solo, ciclo reprodutor dos insetos e etc., é o chamado conhecimento vulgar ou popular, que na maioria das vezes é repassado de geração para geração, através apenas da educação informal. Já o segundo caso se refere ao conhecimento cientificamente adquirido, que foi transmitido por meio de umtreinamento específico, desta forma se pode dizer que há nele mais racionalidade do que na forma descrita anteriormente, seu objetivo é explicar de que forma e qual a razão motivadora de fenômenos ocorridos em num determinado tipo de cultura que se tentou cultivar, por exemplo.

Sobre o conhecimento popular, denominado também de senso comum é importante ressaltar que o que o diferencia doconhecimento científico, “é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do ‘conhecer’”. (pág. 76). O autor poderá sobre alguns pontos relevantes; a ciência não seria o único meio para que se alcance o conhecimento e qualquer objeto ou fenômeno pode ser analisado tanto por um cientista, como por um homem comum, como já dito anteriormente, o que caracteriza um como científico e outro como vulgar éapenas a forma de observação. “O senso comum, não pode conseguir mais do que uma objetividade limitada, assim como é limitada sua racionalidade, pois está estreitamente vinculado à percepção e à ação.” (pág. 76)

O senso comum tem uma forma bem limitada de acesso à racionalidade, ele seria a forma comum, o fluxo espontâneo de conhecimento, que é adquirido no contato com as coisas epessoas. Segundo Babini, o conhecimento vulgar “é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo”. (pag. 77). No texto são demonstradas algumas peculiaridades do conhecimento popular, seria ele superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico.

Além das diferenças entre oconhecimento científico e popular, existem diferenças entre os conhecimentos filosófico e religioso. Sobre o conhecimento filosófico, pode se afirmar que ele “é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação” (pag. 78), contrariamente ao que ocorre no campo científico, os resultados filosóficos não poderão ser refutados ou confirmados, mas é um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da Metodologia Científica
  • Fundamentos de metodologia científica
  • Fundamentos e Pratica de Metodologia Cientifica
  • Fundamentos de Metodologia Científica.
  • Fundamentos de metodologia científica
  • Fundamentos da metodologia científica: a metodologia e a universidade
  • Fundamentos da metodologia cientifica
  • fichamento Fundamentos de metodologia científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!