fundamentos de mecânica dos fluis nos canais de vazamento

3378 palavras 14 páginas
Processos de Fundição: Fundamentos de mecânica dos fluidos associados ao projeto do canal de vazamento

Fundição e Soldagem (MTR0712) – 2013.1
Joaquim Pereira da Silva neto, joaquimneto07@hotmail.com1
Sérgio Rodrigues Barra, barra@ct.ufrn.br2

1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Discente
2 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professor

Resumo: A fundição é um dos processos de fabricação que mais se destacam no mercado por permitir a produção de peças dos mais variados tamanhos e formas. O trabalho tem como objetivo demonstrar e desenvolver os fundamentos de mecânica dos fluidos relacionados com o projeto dos sistemas de canais e dos moldes usados durante o processo de Fundição. Para isso, foram revisados os conceitos da literatura e utilizado artigos científicos a fim de demonstrar quais fundamentos relacionados a mecânica dos fluidos um engenheiro mecânico deve estabelecer quando sua obrigação for projetar um sistema de canais para tal processo de fabricação. Os critérios utilizados para o projeto de um canal de vazamento já foram bastante estudados em outras épocas e suas técnicas são bastante difundidas, o que faz com que o projeto seja muitas vezes realizados também de forma empírica.
Palavras-chave: sistema de canais, fundição, downsprue.

1. INTRODUÇÃO

O projeto dos canais de alimentação e vazamento é uma das atividades mais importantes na fabricação de componentes fundidos, por se tratar de uma das tarefas iniciais, afeta todos os passos subsequentes na concepção do molde (Guleyupoglu, 1997). Os princípios discutidos nesse trabalho levam não só a um melhor entendimento das práticas empíricas correntes, mas também tornam possível um grande número de desenvolvimentos nos projetos de elementos de canais, bem como na elaboração e aplicação de métodos de controle de qualidade de fundição.
Dentre os processos de fabricação, a fundição se destaca por permitir a produção de peças com grande variedade de formas e

Relacionados