Fundamentos de Marketing

Páginas: 7 (1678 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014




MBA em Gestão Empresarial




Fundamentos de Marketing
A. C. Kronenberg










Mit Caxias







Turma: GE 69







A Mitsubishi

A Mitsubishi é uma empresa que surgiu em 1917, sendo pioneira em desenvolver motores a diesel e veículos 4x4 no Japão. Na década de 70, surge a Mitsubishi Motors, empresa independente, que ocupa a 6a. posição comoconstrutor de automóveis japoneses. Atualmente, o Grupo Mitsubishi possui mais de 500 empresas, atuando em diferentes setores, tais como indústria pesada, química, eletrônica, alimentícia e de energia.
No Brasil, em setembro de 1998 começava a história da Mitsubishi Motors do Brasil, quando a marca inaugurou sua planta de produção, tornando-se a primeira indústria a instalar-se na região de Catalão(GO), ocupando uma área total de 630 mil m². O sucesso foi tamanho que, já em 2007, a vitoriosa marca de 100 mil veículos produzidos foi alcançada, com capital 100% brasileiro.
Em 2003, houve uma ampliação em seu projeto inicial, de modo que o total de área construída passou de 14 mil m² para 57 mil m², o número de linhas de produção aumentou de 2 para 3, e a capacidade da fábrica dobrou de 15 milunidades por ano para 28 mil.
A instalação conta ainda com pistas de testes off-road, testes especiais e testes de veículos de produção.
No Brasil, a Mitsubishi conta com cerca de 120 concessionárias, atualmente. O Estado do Rio de Janeiro possui hoje, ao todo, 8 concessionárias: sendo 7 na capital (Zona Sul, Barra da Tijuca e São Cristóvão) e uma em Niterói, revendendo os modelos Pajero (5versões), L200 (5 versões), Outlander, o esportivo Eclipse e os dois modelos de competição da Pajero e da L200.
A Baixada Fluminense
Atualmente, refere-se como Baixada Fluminense a região que engloba desde Itaguaí até área do entorno da Baía de Guanabara (excluindo-se a região de Niterói-São Gonçalo), reunindo 13 municípios com características sócio-culturais em comum: Duque de Caxias, Nova Iguaçu,São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e Mesquita, todos ao norte da cidade do Rio de Janeiro, além de Magé e Guapimirim (a leste), Japeri, Paracambi, Seropédica e Itaguaí (a oeste e noroeste).
Esses 13 municípios, juntos, possuem cerca de 3,5 milhões de habitantes (2005), ou cerca de 23,7% da população do Estado do Rio de Janeiro. Entretanto, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, cada um,possui cerca de 800 mil habitantes (2005).
Observa-se que, nos municípios mais próximos a capital (Belford Roxo, Nilópolis e São João do Meriti), cerca de 20% da população desloca-se diariamente para estudar e/ou trabalhar em outro município. Duque de Caxias é um caso a parte, porque apesar da proximidade e da facilidade de ligação com o Rio de Janeiro e outros municípios, apresenta uma taxa dedeslocamento de somente 12% (em 2005). Tal fato explica-se pelo maior grau de desenvolvimento econômico alcançado por este município, que conta com expressiva planta industrial, com várias instituições privadas de ensino superior, entre outras.
Em Duque de Caxias, cerca de 53,6% das pessoas possuem entre 20 e 59 anos. O PIB per capita da cidade foi de R$11.477,26 (em 2005), bem próximo à média doEstado do Rio de Janeiro, e não muito distante da média da Capital no mesmo período.
Duque de Caxias tem sua força econômica na inserção na cadeia produtiva de petróleo, com a presença da REDUC – Refinaria de Duque de Caxias. Aproximadamente 58,49% do PIB de Duque de Caxias são provenientes do setor secundário, em sua maioria da Indústria de Transformação. Novos investimentos serão atraídos coma implantação do Pólo Gás-Químico, pois grandes contratos com multinacionais estão sendo assinados.
O município de Duque de Caxias também ocupa o 10o. lugar no ranking de municípios que mais têm crescido no estado do Rio de Janeiro (2008), tendo subido 9 posições nos últimos 7 anos.
Entretanto, Duque de Caxias também tem como característica a elevada concentração de renda nas mãos de poucos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos de marketing
  • Fundamentos de marketing
  • Fundamentos de marketing
  • Fundamentos de marketing
  • Fundamentos de Marketing
  • Fundamentos do marketing
  • fundamentos de marketing
  • Fundamentos de marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!